Gaeco deflagra operação contra distribuidoras de medicamentos em Teresina

Ao todo estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Teresina, Altos e Timon (MA), todos expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados.

Operação | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou a Operação Fleming na manhã desta terça-feira, 21 de março, com objetivo de desarticular uma organização criminosa investigada por praticar, em tese, os crimes de fraude à licitação, desvio de recursos públicos e ‘lavagem’ de capitais. 

Ao todo estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em Teresina, Altos e Timon (MA), todos expedidos pela Vara Especial Colegiada dos Crimes Organizados.

Operação teve empresas de medicamentos como alvos - Foto: Divulgação/Ccom

A ação foi deflagrada pelo Ministério Público do Estado do Maranhão. Nessa fase, a Operação atingiu alvos, entre pessoas físicas e jurídicas, que, direta ou indiretamente, estão envolvidas em práticas criminosas diversas, tais como o superfaturamento de produtos médico-hospitalares fornecidos pelas empresas do mesmo grupo criminoso: Distribuidora Saúde & Vida, Exclusiva Distribuidora de Medicamentos Ltda. e Mundial Distribuidora de Medicamentos Eireli. 

Na investigação, verificou-se que uma das medicações superfaturadas foi a penicilina, tendo sido apurado um lucro de 254% na venda dessa medicação pela Distribuidora Saúde & Vida Ltda.

Empresas de medicamentos foram alvos de operação - Foto: Divulgação/Ccom

A operação também conta com o apoio dos promotores de justiça do Gaeco-PI e das forças de segurança como o Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Maranhão e do Piauí, Tropa de Choque e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) do Maranhão, além da Feisp (Força Estadual Integrada de Segurança Pública).

Participam da operação os Promotores de Justiça integrantes do Gaeco dos núcleos de São Luís, Imperatriz e Timon e a Polícia Civil do Maranhão (1º DECCOR de Timon e 1º DECCOR de São Luís). Atuam, ainda, os promotores de justiça das comarcas de Timon, Caxias, Buriti Bravo, Parnarama, Colinas, Matões e Olho D’Água das Cunhãs.

Empresas de medicamentos foram alvos de operação - Foto: Divulgação/Ccom

NOME DA OPERAÇÃO

O nome Fleming faz alusão à Alexander Fleming, o médico que descobriu a Penicilina, substância capaz de matar bactérias, tendo sido o primeiro antibiótico produzido na história. Assim, como o antibiótico capaz de matar bactérias infecciosas descoberto por Fleming, a operação foi deflagrada para desarticular o esquema criminoso investigado.

Ação foi deflagrada pelo Ministério Público do Maranhão - Foto: Divulgação/Ccom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES