Governo colombiano resgata ex-candidata à presidência Ingrid Betancourt

Ela foi libertada junto com três norte-americanos e mais outros 11 militares colombianos

Governo colombiano resgata ex-candidata à presidência Ingrid Betancourt | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A franco-colombiana Ingrid Betancourt, ex-candidata ? presid?ncia da Col?mbia e ref?m das Farc h? mais de seis anos, foi resgatada nesta quarta-feira (2).

Ela foi libertada junto com tr?s norte-americanos e mais outros 11 militares colombianos, segundo o ministro colombiano da Defesa, Juan Manuel Santos. Os norte-americanos libertados s?o Thomas Howes, Keith Stansell e Marc Gonsalves, seq?estrados em 2003 quando realizavam uma miss?o antidrogas na floresta de Caquet?, no sudeste do pa?s.

De acordo com o ministro, todos os resgatados eles est?o em boas condi?es de sa?de.

"Seguimos trabalhando na liberta??o dos demais seq?estrados. Apelamos para os atuais l?deres da Farc para que n?o se deixem matar, liberem os outros seq?estrados e n?o sacrifiquem seus homens", disse o ministro em entrevista em Bogot?.

A opera??o foi realizada em um acampamento das Farc na Col?mbia. Os resgatados est?o sendo levados ? base militar de Toleimada, no centro do pa?s. Um funcion?rio do aeroporto de San Jos? de Guaviare disse ? ag?ncia AFP, por telefone, que viu os resgatados quando desciam de um helic?ptero militar e tomavam um avi?o da For?a A?rea.

Lorenzo Betancourt, filho de Ingrid, disse que espera "de todo cora??o" que seja verdadeira a not?cia da liberta??o.

"Estou aguardando mais informa?es. Espero que seja verdade, de todo cora??o", disse ? ag?ncia EFE.

Ingrid Betancourt nasceu em Bogot?, estudou em Paris e hoje tem 46 anos - dos quais os ?ltimos seis passou no meio da mata, vivendo em condi?es prec?rias como ref?m das For?as Armadas Revolucion?rias da Col?mbia (Farc).

A parlamentar foi seq?estrada em 23 de fevereiro de 2002 na regi?o de Caquet? e, hoje, acredita-se que esteja com mal?ria, leishmaniose e hepatite B.

Betancourt ? uma das mais importantes ref?ns que as Farc mantinham em cativeiro - faz parte do grupo de 40 prisioneiros pol?ticos pass?veis de troca por guerrilheiros presos pelo governo colombiano. Al?m disso, h? centenas de outras pessoas seq?estradas pela guerrilha por motivos financeiros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES