Gripe suína: pai vive pesadelo após morte de filho no Rio de Janeiro

Neste meio tempo, Robson e uma filha de 14 tentaram retomar a vida normal

Pai vive pesadelo após morte de filho | Extra
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O aposentado Robson Basílio, de 50 anos, vive desde o dia 14 entre dois veredictos - um oficial e outro informal. Seu filho Alison Marinho Basílio, de 10, morreu no dia 14. De acordo com o atestado de óbito, as causas foram pneumonia e insuficiência pulmonar. Somente sete dias depois, sob a forma de um informal telefonema de um funcionário da prefeitura, Robson soube a verdade que o jogou novamente num pesadelo: Negão - como era conhecido carinhosamente o garoto - tinha morrido de gripe suína.

Neste meio tempo, Robson e uma filha de 14 tentaram retomar a vida normal. Mantiveram contato com familiares e amigos, mas não receberam nenhuma informação da Secretaria municipal de Saúde. Ninguém os orientou a ir a um médico - embora a menina tivesse febre alta antes mesmo de Alison - e nem a ficar atentos a sintomas de gripe.

Além da falta de informação, o caso de Alison guarda outra semelhança com quatro das cinco mortes no Rio. Todas as vítimas viviam em favelas.

- Foi muito descaso eles não terem comunicado antes. Desde que soube a causa da morte verdadeira, fico sentado em casa, pensando se tenho a doença - diz Robson.

A secretaria informou que segue o protocolo do Ministério da Saúde, sendo responsável apenas pela coleta do material para exame. Segundo a prefeitura, cabe à Fiocruz a sua realização e remessa do resultado à secretaria.

Para o epidemiologista Edimílson Migowski, o tempo de espera para o resultado da necrópsia está inaceitável.

- A fórmula do processamento do material possibilita, em tese, que o resultado saia em 24 horas - diz.

Nesta quinta-feira, a secretaria anunciou cinco postos de esclarecimento na cidade, mas o do Complexo do Alemão não existia mais, sendo transferido para a Rua

Caso é investigado

A morte de Fabíola Alves, de 39 anos, tornou-se o primeiro caso de gripe suína investigado pela polícia. Fabíola foi encontrada morta em casa, na favela Furquim Mendes, em Jardim América, no último dia 19. O corpo dela foi o único das cinco vítimas fatais no estado remetido para o Instituto Médico-Legal.

Fabíola foi enterrada no Cemitério de Irajá. Em seu atestado de óbito, a causa da morte ainda é ignorada. Em seu lugar, consta "dependência de exames de laboratório". No IML, foram colhidas amostras do corpo para análises patológicas e toxicológicas. Um técnico da Vigilância Sanitária foi enviado ao instituto e, a partir do material coletado, segundo o IML, a Secretaria de Saúde confirmou que o vírus H1N1 matou Fabíola.

Atendimento em UPA

O IML deu prioridade ao caso. Em média, as necrópsias têm sido feitas em 30 dias. O resultado da de Fabíola deve ficar pronto hoje, sendo remetido à 38 DP (Irajá), onde foi registrada a morte dela.

Por ora, a polícia sabe que Fabíola esteve doente por cerca de uma semana. Sentindo falta de ar neste período, buscou socorro na UPA da Penha, sendo liberada após ser medicada com antibiótico e antitérmico. No dia 19, uma patrulha do 9 BPM (Rocha Miranda) foi chamada à favela Furquim Mendes. Em vão. Fabíola estava morta, no corredor de casa.

Ministro reconhece precariedade da rede de Saúde

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse nesta quinta-feira, em Assunção, no Paraguai que, embora seja mais preocupante a situação no Rio Grande do Sul, devido à gripe suína, não há razão para alarme, pois a situação lá e em São Paulo está sob controle. Já no Rio, a preocupação é maior.

- Na cidade, a situação é mais peculiar. Isso tem a ver com as características estruturais do sistema do estado. Infelizmente, não existe estrutura de atenção básica de qualidade. Isso começa a ser construído agora - disse o ministro, acrescentando que recebera, ontem, notíciais de que tanto a cidade quanto o estado "estão implantando estratégia nova de multiplicação de pontos de atendimentos, com tendas".

O fantasma da gripe suína, que anda assombrando o Rio, transformou qualquer sintoma da doença em motivo de pânico. Quem está gripado ou usa máscara nas ruas já sofre com o preconceito. No edifício que abriga várias secretarias do governo estadual, conhecido como Banerjão, na Rua da Ajuda, no Centro, ascensorista foi repreendida porque resolveu trabalhar usando máscara.

Marido transtornado

- Comentaram que ela estava com medo de pegar a gripe suína e resolveu usar a máscara. Dizem que alguns funcionários da Secretaria de Educação estariam com a doença. Só que gerou pânico e pediram que ela não usasse - conta uma funcionária, que não se identificou.

No Mercado Popular da Uruguaiana, as vendas caíram em até 80% em algumas barracas. O motivo da queda de movimento foi o medo de contrair a doença, que vitimou a vendedora Aldinete Pereira Lima, de 29 anos. Grávida, ela vendia relógios e outros acessórios no Camelódromo.

Fora do ar

Apresentadora do "Jornal Hoje", Sandra Annenberg está com suspeita ter contraído gripe suína. Desde quarta-feira a jornalista não está mais na bancada do "Jornal Nacional" cobrindo as férias de Fátima Bernardes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES