Grupo de 31 brasileiros são são deportados na Holanda após visita à Disney

O ônibus teria sido fretado para uma viagem de turismo de 24 horas à Disneylândia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de 31 brasileiros ilegais ser? deportado da Holanda ao Brasil depois de ser detido em um ?nibus - que voltava da Disneyl?ndia - na fronteira com a B?lgica. O ?nibus de turismo, com 45 passageiros, foi parado no fim de semana pela pol?cia na cidade de Hazeldonk, em um controle de fronteiras rotineiro.

Uma porta-voz do minist?rio da Defesa da Holanda disse que os detidos est?o em situa??o ilegal na Holanda h? muitos anos e ser?o deportados. "Algumas pessoas do grupo moram na Holanda h? mais de quatro anos, sem documentos devidos, e que ainda assim correram o enorme risco de sair do pa?s", segundo M. Bouwman.

O ?nibus teria sido fretado para uma viagem de turismo de 24 horas ? Disneyl?ndia e ? Torre Eiffel, por um holand?s que h? cinco anos organiza este tipo de excurs?o. Segundo a filha de uma das brasileiras do grupo detido, que se encontra no aeroporto de Roterd?, o organizador garantiu que ningu?m teria problemas na fronteira j? que o acordo Schengen de imigra??o europ?ia suspendeu o controle aduaneiro.

Deporta??o

O consulado brasileiro designou um negociador para resolver as necessidades imediatas e ficar em contato com o grupo de detidos. Um pastor brasileiro informou que no centro de deten??o de Roterd? est?o 30 pessoas.

Uma das detidas foi liberada porque est? h? um m?s na Holanda e ainda dentro do prazo de perman?ncia concedido a turistas. Outra, menor de idade, se encontra em um centro de deporta??o juvenil na cidade de Nijmegen, no leste da Holanda.

O c?nsul-adjunto do Brasil, Carlos Dornelles, declarou que todos do grupo t?m passaportes brasileiros v?lidos, fator que vai acelerar a deporta??o. Os detidos devem ser expulsos do pa?s ainda nesta semana.

Na Holanda, vivem cerca de 13 mil brasileiros registrados no consulado, de acordo com dados do Servi?o Nacional de Estat?sticas.

Organiza?es brasileiras de apoio aos imigrantes, no entanto, estimam que entre 3 mil e 5 mil brasileiros vivam em situa??o ilegal no pa?s. Segundo o Servi?o Nacional de Estat?sticas, os brasileiros formam a maior comunidade latino-americana na Holanda.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES