Homem fica em estado vegetativo após receber superdosagem de remédio

De acordo com a denúncia, o paciente deveria receber dois comprimidos de um medicamento para tratar o quadro, mas acabou tomando 20 pílulas.

Homem fica em estado vegetativo após receber superdosagem de remédio | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS), iniciou a investigação para apurar os fatos, do jovem Alexandre Moraes de Lara, de 28 anos, que está em estado vegetativo por suspeita de superdosagem de medicamento. O homem está internado desde 2021. 

Alexandre em estado vegetativo, precisando de cuidados 24 horas por dia há 10 meses. Ele deu entrada na instituição devido a problemas cardíacos. 

De acordo com a denúncia, o paciente deveria receber dois comprimidos de um medicamento para tratar o quadro, mas acabou tomando 20 pílulas

Homem fica em estado vegetativo após receber superdosagem de remédio (Foto: Reprodução)Após ingerir os comprimidos, o homem teve uma parada cardiorrespiratória. Segundo os familiares de Alexandre, além da superdosagem, a equipe demorou para socorrer o homem. 

O Hospital Humaniza, onde o paciente segue internado, enviou uma nota lamentando o ocorrido e disponibilizando a prestação de serviço.

“O Hospital lamenta profundamente o ocorrido e vem prestando toda a assistência médica necessária e disponível para a melhoria do quadro clínico do paciente. Ao mesmo tempo, vem mantendo tratativas com os familiares para, também, proporcionar o máximo de assistência e acolhimento necessários”, diz o documento. 

O diretor-executivo do hospital, assinou um prontuário onde aponta o erro da equipe. Segundo o documento, "a medicação dispensada pela farmácia do hospital era divergente da dosagem registrada no sistema e da prescrição médica". O médico indicou 600 miligramas ao paciente, mas o hospital deu 6 mil miligramas

Homem fica em estado vegetativo após receber superdosagem de remédio (Foto: Reprodução)Gabrielle Gonçalves Bressiani, esposa do jovem, diz ter questionado o técnico de enfermagem, que confirmou a dosagem, indicada por uma médica. Segundo ela, o médico cardiologista deu a receita correta, e o primeiro erro aconteceu na farmácia do hospital.

"A farmácia, na hora de cadastrar o medicamento, cadastrou errado. Ao invés de cadastrar como 300 miligramas, que era o correto, cadastrou como 30 miligramas. Então, ao invés de tomar os dois comprimidos que ele deveria, ele tomou 20 comprimidos", diz Gabrielle.

A investigação policial ainda não foi concluída. O Conselho Regional de Medicina (Cremers) afirma que investiga a atuação dos profissionais envolvidos no caso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES