Homem que usou avião da FAB para o tráfico em 1999 é preso no RJ

Homem era procurado pela Polícia Federal e pela Interpol há 12 anos.

Avalie a matéria:
José Roberto Monteiro Zau era o último integrante de uma quadrilha que traficava cocaína para a Europa em aviões da FAB. | Reprodução TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um traficante internacional procurado pela Polícia Federal (PF) e pela Interpol foi preso no Rio de Janeiro no final de semana. José Roberto Monteiro Zau era o último integrante de uma quadrilha que traficava cocaína para a Europa em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que faltava ser preso.

Há 12 anos, a PF interceptou um avião Hércules, da FAB, na base da Aeronáutica no Recife. O avião ia para a Espanha com uma carga de 33 quilos de cocaína pura.

Na época foram presos dois oficiais da Aeronáutica, o irmão de um deles que receberia a droga na Espanha, uma mulher boliviana que fornecia a droga e o americano John Michael White, que chefiava e financiava a quadrilha.

Zau, o homem que coordenava toda a operação de envio de cocaína para a Europa, estava em Portugal e ficou todos esses anos foragido.

A PF recebeu a informação de que Zau estava de volta ao Brasil e que estaria novamente traficando. Os agentes passaram um mês vigiando o traficante.

No domingo (8) - Dia das Mães -, a polícia esperou que Zau visitasse a mãe. Quando o traficante voltava para casa, foi preso.

?No momento da prisão ele se identificou com nome falso. Foi preso em flagrante por documento falso. Agora, o processo dele passa a tramitar na Justiça e ele pode cumprir pena de mais de 20 anos de reclusão?, disse o delegado Fábio Andrade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES