Ibama desativa mais de 20 acampamentos de invasores em Terra Indígena no PA

Os agentes ambientais apreenderam 10 armas de fogo, cerca de 80 munições e sete motosserras

Ibama desativa mais de 20 acampamentos de invasores em Terra Indígena no PA | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Operação realizada pelo Ibama em maio na Terra Indígena (TI) Apyterewa, no Pará, com o objetivo de conter danos ambientais em 30 áreas sob alerta de desmatamento ilegal desmobilizou mais de 20 acampamentos e estruturas de apoio usados pelos criminosos. A extensão dos danos ambientais verificados pelo Instituto resultou no embargo das áreas desmatadas no território indígena, primeiro do ranking das TIs mais desmatadas da Amazônia desde 2019. A equipe de fiscalização aponta a grilagem de terras, a consolidação da pecuária bovina clandestina e o garimpo ilegal como principais motivos da invasão. Estima-se que mais de 60 mil cabeças de gado sejam criadas ilegalmente na área.

Os agentes ambientais apreenderam 10 armas de fogo, cerca de 80 munições e sete motosserras. Dois motores estacionários, duas motos e uma caminhonete usados pelos invasores foram destruídos. Um aparelho GPS e cadernos de anotações contendo detalhes dos “loteamentos” planejados pelos invasores – locais com desmatamento em curso e áreas de interesse para invasão – foram apreendidos durante a operação.

A vila Renascer, criada pelos invasores no interior da TI Apyterewa próximo à base da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), era usado na articulação das ações ilegais, com instalação clandestina de energia, postos de combustível e pontos de comércio.

Poucos quilômetros ao sul da TI, invasores utilizam a vila Taboca como ponto de apoio para a grilagem de terras e comércio ilegal do gado criado clandestinamente. Os agentes notificaram os infratores a retirarem os rebanhos da TI, caso contrário os animais seriam apreendidos.

Também foram identificados indícios de crimes contra a fauna. Um caçador foi flagrado com arma usada para matar uma onça-pintada. A ação criminosa foi registrada e narrada em vídeo encontrado em celular do próprio autor do crime ambiental.

Ameaça ao povo Parakanã

Acuados com o avanço dos criminosos sobre seu território, o povo Parakanã passou a ocupar apenas a porção noroeste da TI. A Aldeia Kaaeté, localizada nas proximidades de garimpo ilegal, tem sua liderança ameaçada pelos criminosos desde 2021. “Os invasores ingressam na Aldeia, sem qualquer restrição, comunicando abertamente aos indígenas o processo de invasão e desmatamento/garimpo associados”, disse Christina Whiteman, agente ambiental federal de fiscalização do Ibama. O Ramal do Mogno, estrada aberta em 2020 pelos invasores na TI Apyterewa que avança ao Norte para as TIs Trincheira-Bacajá e Araweté Igarapé-Ipixuna e cuja progressão havia sido freada pelo Ibama naquele ano, voltou à atividade no início de 2023 e voltou a ser alvo da fiscalização.

(Com informações do Ibama)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES