Idosa é resgatada após 15 anos de trabalho análogo à escravidão no RJ

O patrão da mulher foi preso em flagrante nesta quarta-feira (10). Ele firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que se compromete a pagar uma indenização e os direitos trabalhistas da vítima.

A vítima foi resgatada por equipes da Polícia Federal | Divulgação/Polícia Federal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma idosa de 62 anos foi resgatada em situação de trabalho análogo à escravidão na zona Oeste do Rio de Janeiro. O patrão dela foi preso em flagrante pela Polícia Federal. Segundo o comunicado divulgado nesta quarta-feira (10), ela trabalhava há 15 anos para a mesma família e trabalhava sem folgas, descanso semanal ou férias e não possuía relações afetivas fora do ambiente da família para a qual trabalhava.

O RESGATE DA VÍTIMA: ainda segundo a PF, o resgate foi realizado no dia 3 de abril em uma operação conjunta entre o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e a Polícia Federal, mas o caso foi divulgado somente nesta quarta. As investigações demonstraram que a mulher tinha registro de trabalho e recebia salários, segundo o MPT, mas até sua conta bancária tinha uma senha compartilhada com seu patrão.

EXAUSTÃO E PROBLEMAS DE SAÚDE: a vítima foi ouvida e foi possível constatar que a mulher trabalhava, em média, das 6h às 21h, mesmo enfrentando vários problemas de saúde. Ainda assim, ela seguiu trabalhando com uma rotina sem alterações. "Por tudo isso, tem-se que ela era submetida a condições de vida e trabalho degradantes, incompatíveis com respeito a sua dignidade humana”, declarou Thiago Gurjão, procurador do Trabalho do RJ, que atuou no caso.

RESPONSABILIZAÇÃO DO ACUSADO: o patrão firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o MPT, no qual se obriga a pagar todos os direitos trabalhistas devidos à trabalhadora. Ele também será obrigado a pagar uma indenização por danos morais, incluindo um valor mensal para garantia de sua subsistência por toda a vida.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES