Idoso é inocentado e libertado após quase 30 anos no corredor da morte

Ele foi condenado por homicídio, agressão sexual e três acusações de abuso infantil relacionadas à morte da filha de 4 anos de sua namorada.

Enquanto Barry ainda estava no corredor da morte, o procurador-geral do Arizona conduziu uma investigação independente do caso. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No Arizona (EUA), Barry Lee Jones, atualmente com 64 anos, foi liberto da prisão após passar quase 30 anos no corredor da morte por um crime que os promotores estaduais concordaram que ele não cometeu e pelo qual ele sempre insistiu em sua inocência. O homem foi condenado à morte em 1995 por homicídio, agressão sexual e três acusações de abuso infantil relacionadas à morte da filha de 4 anos de sua namorada em 1994. 

Os promotores afirmaram que a menina estava sob os cuidados de Barry quando ela faleceu e que ele foi responsável pelos ferimentos internos que resultaram em sua morte. No entanto, um juiz do condado de Pima ordenou a libertação de Jones esta semana, após ele concordar com um acordo judicial por homicídio culposo.

Esse acordo se baseou em evidências médicas reavaliadas que provaram que ele não causou os ferimentos na criança. No entanto, foi constatado que ele negligenciou o atendimento médico da menina na noite anterior à sua morte, apesar de saber que ela não estava se sentindo bem, conforme mencionado na ordem judicial. Como resultado dessa revisão da condenação, ele recebeu uma sentença de 25 anos de prisão, que já foi cumprida.

Barry e sua equipe jurídica afirmam que seu advogado nomeado pelo tribunal falhou em investigar e apresentar as descobertas médicas que refutavam a linha de tempo da promotoria. "Nossas novas evidências médicas mostraram que essa lesão poderia ter ocorrido três, quatro, cinco dias, talvez até uma semana antes", afirmou o investigador aposentado Andrew Sowards à CBS 5.

 Em 2018, tanto o tribunal distrital federal quanto o Nono Tribunal de Apelações do Circuito concordaram que ele tinha direito a um novo julgamento, conforme relatado pelo "Arizona Republic". No entanto, em 2022, a Suprema Corte dos EUA decidiu contra Barry, ignorando seu próprio precedente, afirmando que os tribunais federais não tinham autoridade para revisar o caso, mesmo com provas de inocência.

Enquanto Barry ainda estava no corredor da morte, o procurador-geral do Arizona conduziu uma investigação independente do caso. Pouco tempo depois, o escritório decidiu anular a condenação e chegar a um acordo com os advogados de Barry. "Após quase 30 anos no corredor da morte por um crime que não cometeu, Barry Jones está finalmente voltando para casa", declarou o defensor público federal Cary Sandman em um comunicado.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES