Idosos têm sido vítimas de golpes no Maranhão

O promotor também denunciou algumas irregularidades que vêm sendo cometidas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aproximadamente 20 den?ncias s?o registradas por m?s na 11? Promotoria Especializada na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa relacionadas a irregularidades em empr?stimos consignados concedidos a idosos. A informa??o foi dada ontem pelo promotor de Defesa do Idoso, Ronald Pereira dos Santos, durante treinamento promovido pelo Minist?rio P?blico que envolveu v?rias entidades de prote??o aos idosos, como o Conselho Estadual e Municipal da Pessoa Idosa e Centro Integrado de Apoio e Preven??o ? Viol?ncia contra a Pessoa Idosa.

De acordo com o promotor Ronald Pereira, o principal problema relacionado aos empr?stimos consignados ? a inclus?o ind?bita do nome do idoso nessa modalidade de cr?dito. Al?m disso, s?o bastante listadas na promotoria reclama?es relacionadas ? falta de clareza dos contratos, das taxas de juros, entre outros. ?O empr?stimo consignado tornou-se um verdadeiro crime, pois h? um total desrespeito aos direitos da pessoa idosa?, disse Ronald dos Santos.

O promotor tamb?m denunciou algumas irregularidades que v?m sendo cometidas por algumas institui?es de cr?dito. Segundo Ronald dos Santos, alguns agentes de cr?dito, n?o satisfeitos em assediar os idosos, chegam at? a ludibri?-los, se passando por prestadores de servi?os de ?rg?os p?blicos para efetuar o cadastro sem o seu consentimento. ?Soube de casos de agentes de cr?dito que se passaram, at?, por agentes de sa?de. Al?m disso, ? bom lembrar que at? mesmo familiares obrigam idosos a tomar empr?stimos nessa modalidade. Houve um caso em que um idoso tentou cometer suic?dio quando percebeu que, em decorr?ncia dos v?rios descontos de empr?stimos consignados, estava com apenas R$ 50,00 dispon?vel por m?s na aposentadoria?, exemplificou.

As opera?es de empr?stimo consignado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) come?aram a ser realizadas em maio de 2004, autorizadas pela Lei n? 10.820, de 17 de dezembro de 2003. Na ?poca, era cobrada uma Taxa de Abertura de Cr?dito (TAC) para realizar a opera??o. Em 15 de maio de 2006, o INSS publicou a Instru??o Normativa n? 5, proibindo a cobran?a da TAC, bem como de demais taxas administrativas sobre as opera?es de empr?stimos, financiamentos e arrendamento mercantil, de forma que a taxa de juros passasse a expressar o custo efetivo do empr?stimo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES