Julgamento: Policial que assassinou juíza Patrícia Acioli pode pegar 36 anos de prisão

Cabo é o primeiro dos 11 PMs acusados de matar juíza que vai a julgamento.

Juíza morta por policiais. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro dos 11 policiais militares acusados de executar a juíza Patrícia Acioli, em agosto do ano passado, será julgado nesta terça-feira. Assassino confesso da magistrada, o cabo Sérgio Costa Júnior terá seu futuro decidido por um júri popular na 3ª Vara Criminal de Niterói.

Denunciado por homicídio triplamente qualificado e formação de quadrilha armada, o suspeito pode pegar pena de até 36 anos de prisão, mas o tempo pode ser reduzido de um a dois terços devido ao regime de delação premiada.

Sérgio foi o único suspeito que contou detalhes do crime em troca da redução da pena.

De acordo com o promotor de Justiça Leandro Navega, o acusado confirmou apenas a participação no homicídio, denunciando outros policiais militares. O Ministério Público espera agora que ele confesse também a atuação na quadrilha armada.

?A gente não tem dúvida da participação no homicídio. Ele já confessou que disparou 18 dos 21 tiros que atingiram a juíza. Mas vamos julgar outro crime importante.

Ele apenas comentou irregularidades cometidas por policiais do 7º BPM (São Gonçalo), que entendemos como formação de quadrilha armada?, explica o promotor.

A estratégia da defesa é ressaltar a importância das informações passadas por Sérgio para conseguir a maior redução de pena possível.

Advogado do policial, o defensor público Jorge Alexandre de Casto Mesquita adianta que seu cliente vai manter a versão apresentada em seu depoimento em juízo. A defesa deve utilizar três ou quatro testemunhas.

?Se não fosse o depoimento de Sérgio, o processo se reduziria a apenas três acusados, com possível absolvição de todos, diante da fragilidade das provas até aquele momento. Com seu depoimento, o processo sofreu uma reviravolta, e o envolvimento agora é de 11 acusados. Assim, nota-se a importância do depoimento para o desfecho da causa?, defende Mesquita.

Familiares confiam na condenação

Familiares de Patrícia estão certos quanto à condenação do cabo Sérgio. Primo da juíza, Humberto Nascimento acredita que o acusado pode colaborar ainda mais e confessar a formação de quadrilha.

?Ele pode falar sobre a questão da venda de armas para traficantes, pagamento de ?arrego? (propina) e o próprio envolvimento do coronel Cláudio (tenente-coronel Claudio Luiz Silva de Oliveira, ex-comandante do 7º BPM (que também está preso). Ele sabe mais do que disse?, comenta .

Patrícia foi executada com 21 tiros quando chegava à sua casa, em Niterói. A juíza teria sido morta por investigar autos de resistência forjados por policiais do 7º BPM.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES