Justiça do Piauí manda prender médicos do HUT e HGV

A direção do HUT e o Sindicato dos Médicos do Piauí repudiaram a determinação por considerar que ela é arbitrária

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça do Piauí decretou a prisão de três médicos plantonistas, um do Hospital Getúlio Vargas e dois Hospital de Urgência de Teresina, por que eles se recusaram a ceder leitos na Unidade de Terapia Intensiva, já que não havia vagas. A direção do HUT e o Sindicato dos Médicos do Piauí repudiaram a determinação por considerar que ela é arbitrária.

De acordo com o diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, após constatar que não havia vagas de UTI, os parentes dos dois pacientes conseguiram uma liminar especial para que o hospital cedesse as vagas em detrimento de outros pacientes que já as ocupavam. Durante a madrugada, os médicos receberam os pacientes, mas não os levaram para a UTI, esperando que as vagas fossem disponibilizadas. O paciente com traumatismo craniano ficou no HUT e outro, com trauma medular, foi encaminhado para o HUT.

Em razão disso, por volta das cinco horas da manhã de ontem, o oficial de Justiça que levou a liminar voltou com policiais para prender os médicos plantonistas, que só não foram presos porque não estavam no local. Um já havia ido embora e outro estava atendendo em outro setor.

Gilberto Albuquerque considera a atitude uma arbitrariedade, uma vez que, ao mandar prender os plantonsitas, a Justiça do Piauí ia deixar muitos pacientes sem cobertura, já que não haveria quem os substituísse.

Em nota o Sindicato dos Médicos repudiou a atitude. “Entendemos que a ordem emitida fora inadequada, passível de denúncia na Corregedoria do Tribunal de Justiça, por configurar abuso de poder por autoridade no exercício de atribuição Pública, inclusive porque a ordem foi emitida para pessoa ilegítima, já que o profissional médico não é o responsável pela disponibilidade de leitos nas UTIs”, diz a nota, e completa.

“Por fim, afirmamos que serão adotadas todas as medidas pertinentes ao caso, como forma de defesa da categoria profissional médica”.

Clique e curta o Portal Meio Norte no facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES