Justiça volta a analisar liberdade à Suzane von Richthofen

Condenada a 38 anos de prisão em regime fechado por participar do homicídio dos pais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça de São Paulo voltou a analisar o pedido de progressão de Suzane von Richthofen ao regime semiaberto, suspenso no último dia 12 após o Ministério Público abrir uma investigação para apurar supostos perfis da jovem no Twitter (serviço microblogs).

Condenada a 38 anos de prisão em regime fechado por participar do homicídio dos pais, ocorrido em 2002, a ex-estudante tenta cumprir o restante da pena no regime semiaberto. Ela cumpre a pena na penitenciária em Tremembé (a 147 km de SP). No entanto, a juíza Sueli Armani de Menezes, da 1ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté (a 140 km de São Paulo), decidiu suspender a análise da solicitação da progressão até que o Ministério Público concluísse as investigações sobre os supostos perfis de Suzane na internet.

Nesta semana, porém, o advogado Denivaldo Barni --que afirma ser favorável à apuração sobre os perfis de Suzane no Twitter e no Orkut (rede de relacionamento)-- reiterou o pedido de liberdade à jovem na Justiça. "Nós insistimos nessa investigação para saber quem está se passando por ela na internet. É do nosso interesse saber de quem são se estes perfis", afirmou o advogado à Folha Online. Ele defende, contudo, que a apuração seja feita paralelamente à análise da progressão de regime.

O promotor Paulo José de Palma VEC (Vara de Execuções Criminais) de Taubaté, concordou que a juíza analisasse o pedido mesmo sem a conclusão das investigações --que não têm prazo para serem concluídas. Análise Apesar de concordar que a Justiça dê continuidade à avaliação do pedido, a Promotoria já se posicionou contra a concessão do regime semiaberto a Suzane, por considerá-la "dissimulada". Além do parecer da promotoria, para chegar a uma decisão, a juíza analisa os resultados dos exames criminológicos da jovem e os argumentos da defesa.

Os exames criminológicos --realizados por dois psicólogos, um assistente social e dois psiquiatras- foram solicitados pela Justiça para avaliar se Suzane já tinha condições de deixar a prisão. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, não há uma previsão para que seja divulgado a decisão da Justiça sobre o caso. Cravinhos Além de Suzane, Cristian Cravinhos também pediu para cumprir o restante de sua pena no semiaberto.

Para tanto, a Promotoria solicitou que ele seja submetido a exames criminológicos para avaliar se ele já tem condições de deixar a prisão. Cristian e o irmão Daniel foram condenados pelas mortes de Marísia e Manfred von Richthofen --pais de Suzane. À época dos crimes, Daniel e Suzane eram namorados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES