Laudo confirma que técnica de enfermagem usou morfina para sedar bebês em hospital

Os bebês receberam aplicação de sedativos e morfina nas primeiras seis horas após o nascimento

Avalie a matéria:
Mulher usou morfina em envenenamento | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um laudo preliminar confirmou que o líquido encontrado na seringa da técnica em enfermagem Vanessa Pedroso Cordeiro, 25 anos, é morfina. O laudo definitivo deve ficar pronto nesta tarde. Vanessa foi presa em flagrante e é acusada de ter envenenado 11 recém-nascidos na maternidade do Hospital da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas, no Rio Grande do Sul.

Os bebês receberam aplicação de sedativos e morfina nas primeiras seis horas após o nascimento. Eles se salvaram porque foram levados para a UTI. A direção do hospital pediu ajuda da polícia depois de casos sucessivos de bebês que nasciam bem e, poucas horas depois, apresentavam o mesmo quadro: ficavam molinhos e desfaleciam, necessitando até mesmo do respirador artificial. Segundo a polícia, os casos só ocorreram nos dias de plantão de Vanessa. Uma seringa com substâncias foi achada na pochete que a técnica de enfermagem usava no trabalho. O laudo desta segunda-feira analisou o conteúdo da seringa. O primeiro laudo, da Secretaria de Saúde do estado, apontou que os bebês tinham recebido sedativos e morfina.

A técnica em Enfermagem está presa no presídio feminino Madre Pellitier e foi indiciada por tentativa de homicílio doloso, quando há intenção de matar. Ela disse a polícia que era frustrada e queria ter feito Medicina , mas o pai dela disse que a filha nunca lhe disse isso e havia afirmado que queria ser veterinária.

O hospital e a polícia investigam as mortes de bebês ocorridas no segundo semestre do ano passado, quando Vanessa começou a trabalhar na unidade. Os números mostram que as mortes de recém-nascidos aumentaram neste período. Foram 16 mortes no primeiro semestre de 2008. No segundo semestre, este número saltou para 26.

Uma ex-colega da técnica de enfermagem disse que sumiam remédios da UTI e que isso coincidia com o aumento de mortes de bebês.

Segundo ela, Vanessa teria sido transferida para a maternidade porque achavam que estivesse "se atrapalhando" na dosagem da medicação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES