Laudo do IML aponta que Joanna sofreu maus-tratos

A menina morreu no dia 13 de agosto, segundo os peritos, em consequência de uma meningite viral.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O laudo feito pelos peritos do Instituto Médico-Legal (IML) confirma as suspeitas de que a menina Joanna Marcenal Marins, de 5 anos, morta em agosto, depois de ficar 26 dias em coma, sofreu maus-tratos. O documento a que O GLOBO teve acesso conclui que as lesões nas nádegas da criança, semelhantes a queimaduras, foram causadas por substância química ou ação física, e que as cicatrizes e feridas no corpo de Joanna foram provocadas por traumas.

A menina morreu no dia 13 de agosto, segundo os peritos, em consequência de uma meningite viral desenvolvida a partir de herpes, conforme O GLOBO adiantou no mês passado. O laudo descreve que a doença pode ser consequência de baixa imunidade. Na conclusão do exame, os peritos citam que falta de higiene e de proteção às crises convulsivas caracterizaram um quadro de "maus-tratos", mas afirmam não ter elementos para responder se a a morte foi produzida por meio cruel.

Maus-tratos podem ter provocado baixa imunidade

- O laudo conclui o mais importante: a causa da morte e os maus-tratos. Cabe à polícia descobrir a que nível chegaram esses maus-tratos, pois as condições ou punições a que ela foi submetida podem ser a origem da baixa imunidade e, consequentemente, da meningite. As defesas do corpo humano ficam extremamente prejudicadas quando a pessoa é mantida em condições precárias, está mal alimentada ou sem medicação correta, por exemplo - explicou o perito criminal Mauro Ricart, consultado pelo GLOBO.

O exame de corpo de delito constatou ainda que Joanna sofria de displasia (desenvolvimento anormal dos tecidos) severa. A patologia, outra possível consequência do quadro imunológico da criança, segundo os peritos do IML, pode ser deflagrada ou agravada por estresse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES