Lindemberg disse que “ninguém sairia vivo”, afirma amigo de Eloá

As declarações foram feitas durante o julgamento do caso, que começou hoje e deve durar até três dias

Julgamento de Lindemberg Alves | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os estudantes Victor Lopes e Iago Vilela de Oliveira, amigos de Eloá Pimentel, disseram nesta segunda-feira à tarde, que Lindemberg Alves Fernandes tinha a intenção de matar a adolescente desde o momento em que invadiu o apartamento onde ela morava com a família, em Santo André, na Grande São Paulo. As declarações foram feitas durante o julgamento do caso, que começou hoje e deve durar até três dias. O réu ainda teria avisado que "ninguém sairia vivo" do local, incluindo ele próprio.

"Ele falava que ia matar todo mundo e depois se matar, que ia matar a Eloá e depois se matar. Falou que ninguém ia sair vivo de lá", afirmou Iago, que passou cerca de 11 horas em cárcere privado com Eloá e a amiga Nayara Rodrigues, com quem namorava na época.

Iago e Victor foram ouvidos logo depois de Nayara falar por cerca de duas horas sobre o episódio de outubro de 2008, do qual ela saiu baleada. O primeiro a depor foi Victor, que confirmou a versão de Nayara, segundo a qual Lindemberg havia sido muito agressivo e os ameaçava constantemente com uma arma de fogo.

"Ele disse que tinha munição para ficar o tempo que fosse", relatou Victor, acrescentando que Lindemberg ameaçou "dar um tiro em alguém para Eloá ver que ele não estava de brincadeira".

Para o ex-namorado de Nayara, a morte de Eloá não foi uma surpresa, porque "toda hora ele deixava claro que iria matá-la". Ainda segundo Iago, Lindemberg manteve a arma apontada para os quatro reféns o "tempo todo" e chegou a dar risada e a ficar "cheio de si" ao atirar pela janela contra o sargento da Polícia Militar Atos Valeriano, um dos negociadores do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais).

"Ela (Eloá) só chorava. Ela chegou a ajoelhar aos pés dele pra pedir pra que ele soltasse a gente", afirmou Iago, que garantiu que não consegue mais estudar nem "ficar dentro de uma sala de aula, de qualquer lugar fechado, abafado".

Lindemberg teria ameaçado os amigos ao libertá-los, ainda no primeiro dia de cárcere privado. "(Lindemberg disse) Vai embora e se você tentar alguma besteira eu atiro nas suas costas", acusou Iago.

O sargento da PM e o irmão mais velho de Eloá, Ronickson, devem depor ainda hoje como testemunhas de acusação. O réu só deve falar quando todas as testemunhas foram ouvidas. Ao todo, 19 pessoas foram chamadas a depor, mas quatro delas foram dispensadas pela defesa.

O mais longo cárcere de SP

A estudante Eloá Pimentel, 15 anos, morreu em 18 de outubro de 2008, um dia após ser baleada na cabeça e na virilha dentro de seu apartamento, em Santo André, na Grande São Paulo. Os tiros foram disparados quando policiais invadiam o imóvel para tentar libertar a jovem, que passou 101 horas refém do ex-namorado Lindemberg Alves Fernandes. Foi o mais longo caso de cárcere privado no Estado de São Paulo.

Armado e inconformado com o fim do relacionamento, Lindemberg invadiu o local no dia 13 de outubro, rendendo Eloá e três colegas - Nayara Rodrigues da Silva, Victor Lopes de Campos e Iago Vieira de Oliveira. Os dois adolescentes logo foram libertados pelo acusado. Nayara, por sua vez, chegou a deixar o cativeiro no dia 14, mas retornou ao imóvel dois dias depois para tentar negociar com Lindemberg. Entretanto, ao se aproximar do ex-namorado de sua amiga, Nayara foi rendida e voltou a ser feita refém.

Mesmo com o aparente cansaço de Lindemberg, indicando uma possível rendição, no final da tarde no dia 17 a polícia invadiu o apartamento, supostamente após ouvir um disparo no interior do imóvel. Antes de ser dominado, segundo a polícia, Lindemberg teve tempo de atirar contra as reféns, matando Eloá e ferindo Nayara no rosto. A Justiça decidiu levá-lo a júri popular.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES