Mãe de criança que teve órgão genital decepado contradiz em depoimentos

Tanto a mãe, de 27 anos, quanto o padrasto, de 26 anos, estão sendo investigados pelo ocorrido.

Menino de 5 anos teve órgão genital decepado; padrasto é o suspeito | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mãe do menino de cinco anos, cujo órgão genital foi decepado na cidade de Canindé, Ceará, deu depoimentos contraditórios às autoridades policiais e às equipes médicas dos hospitais onde a criança foi atendida. De acordo com documentos do inquérito obtidos pelo G1, a mãe inicialmente alegou que a mutilação ocorreu devido a uma picada de inseto. Posteriormente, contudo, ela afirmou que o menino se machucou ao sentar em um arame de caderno.

A descoberta da mutilação aconteceu em 6 de dezembro, quando o menino foi levado ao Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, com seu órgão genital dilacerado e parte do membro em um recipiente de isopor. Tanto a mãe, de 27 anos, quanto o padrasto, de 26 anos, estão sendo investigados pelo ocorrido.

A equipe médica do IJF relatou que a mãe afirmou que o menino se feriu ao sentar em um arame de caderno em casa. No entanto, em seu depoimento à polícia, ela alegou que o garoto foi picado por um inseto em 28 de novembro, desenvolvendo coceira na área desde então.

A mãe disse que o levou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canindé, onde ele foi medicado, mas continuou reclamando de dor nos dias seguintes. No dia 6 de dezembro, a pele de seu pênis teria caído, levando-o a ser transferido para o IJF, onde passou por uma cirurgia de reimplantação no mesmo dia.

Segundo o relatório médico, o garoto teve seu órgão genital desmembrado e foi submetido à cirurgia de reimplantação imediatamente após sua chegada ao IJF. Ele permaneceu internado por aproximadamente duas semanas, recebendo tratamento e tomando antivirais para prevenir infecções sexualmente transmissíveis (IST).

O padrasto foi preso em flagrante e indiciado por lesão corporal grave, com sua prisão convertida em preventiva. A mãe foi autuada por omissão, mas está em liberdade, ambos proibidos de ter contato com a criança.

Garoto recebe apoio

O menino está atualmente em recuperação após a cirurgia de reimplantação, mas espera-se que passe por outra intervenção nos próximos meses para reconstrução estética do órgão genital. A família abriu uma campanha online para arrecadar fundos para despesas médicas, psicológicas e cirúrgicas, já tendo alcançado a meta estabelecida.

Além da mutilação genital, a equipe médica em Fortaleza observou marcas de cicatrização no pescoço, rosto, coxas, peito e nuca da criança, sugerindo possíveis agressões físicas.

O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário, concedendo a guarda unilateral da criança ao pai biológico. A mãe e o padrasto estão proibidos de contatar a criança, e a mãe foi ordenada a pagar pensão alimentícia, sob pena de prisão.

O pai do menino só foi informado do ocorrido após a internação, quando a polícia entrou em contato com ele. Ele e sua família mudaram de cidade por receio de represálias da família do padrasto e da mãe do menino.

Desde a mutilação, a criança recebe acompanhamento psicológico e consulta médica regular com urologistas para monitorar a cicatrização da cirurgia de reimplantação genital.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES