Mãe entregou suspeito de estupro para que ele não fosse morto

Segundo o delegado, mulher temia ação de traficantes contra o menor.

Suspeito de estuprar mulher em ônibus no Rio é detido. | Reprodução Arte / TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O suspeito de estuprar uma mulher durante assalto a um ônibus da linha 369 (Bangu - Carioca), na sexta-feira (3), foi detido após uma negociação entre a polícia e a própria mãe, que ficou com medo que o jovem fosse morto por traficantes. ?Como nós estávamos atrapalhando o "negócio" deles, ela disse que entregaria o filho para que ele não fosse morto por traficantes?, disse o delegado Carlos Augusto Nogueira, titular da 33ªDP (Realengo), responsável pela prisão do menor.

Segundo ele, se não houvesse essa pressão dos criminosos, talvez a mãe não tivesse contribuído para o trabalho de negociação. A polícia chegou até a família do suspeito através de um policial de Duque de Caxias, que disse conhecer o jovem. Segundo o delegado, após a divulgação do vídeo do crime a polícia foi para a Favela Parque das Missões.

O menor, de 16 anos, foi detido na terça-feira (7) por policiais da 33ª DP. De acordo com informações do delegado, ele confessou os crimes, se disse arrependido e alegou estar fora de si devido ao uso de cocaína.

Participação em outros crimes é investigada

A polícia também investiga se o menor já tinha passagem pela polícia por outro assalto a um coletivo, no meio de 2012. Segundo o delegado da 17ª DP (São Cristóvão), Maurício Luciano, ele teria sido apresentado à 27ª DP (Vicente de Carvalho) na época, mas foi liberado da Vara da Infância e da Juventude quando seus responsáveis se comprometeram e retornar, o que não foi feito.

Ainda segundo o delegado, quatro passageiros do ônibus 369 fizeram o reconhecimento do menor nesta terça, entre elas a vítima do estupro, que chorou muito ao ver o criminoso.

?Para um adolescente que ainda não completou 17 anos, ele demonstrou muita desenvoltura, ousadia, praticando uma covardia com uma mulher dentro de um ônibus e roubando os pertences de passageiros. Não demonstrou arrependimento, parecia ter certeza da impunidade", disse o delegado.

"O fato de ele já ter cometido um crime há um ano, mostra uma reincidência, uma personalidade voltada para a prática criminal. Há projetos no Congresso relacionados à redução da maioridade penal. Acho que esse fato deve servir de reflexão para a sociedade saber o que quer.?

O caso foi encaminhado à 2ª Vara da Infância de Juventude e o menor será levado para a Escola João Luiz Alves, antigo Instituto Padre Severino, onde poderá ficar internado só até completar 21 anos. Após completar a idade, fica livre e com a ficha criminal limpa e responderá, caso cometa novo crime, como réu primário.

A polícia ainda investiga se o menor já havia praticado outros crimes semelhantes. Uma das testemunhas disse ao delegado que quando o criminoso abriu a mochila para colocar os pertences roubados, foi possível ver outros objetos. Além disso, o delegado disse que já houve ligações sobre outros possíveis estupros, e pede que informações sejam passadas para o Disque-Denúncia.

Menor queria dinheiro para festa de aniversário

Ainda de acordo com Nogueira, o detido teria dito que o motivo para os assaltos seria conseguir dinheiro para realizar uma festa de aniversário, para celebrar os 17 anos que completa no domingo (12). Além disso, ele estaria preocupado com a reação da sociedade.

O menor se apresentou à polícia próximo ao Comando de Operações Navais da Marinha, às margens da Avenida Washington Luis, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O jovem morava com a mãe na favela Para Pedro, em Irajá e, segundo contou à polícia em depoimento informal ao ser detido, decidiu ir para a casa da avó, que fica próxima ao local onde se entregou.

Para fugir após cometer os crimes, o menor contou que pegou carona com um motoboy e que durante a fuga perdeu a arma, comprada em um lixão de Caxias com R$ 450 ? economizado ao fazer "bicos".

Mandou passageiros para o final do ônibus

Após mandar que todos os passageiros fossem até o fundo do veículo, que tem a porta localizada no centro, o criminoso ordenou que um dos passageiros recolhesse os pertences dos demais. Ele então pulou a roleta e foi passar ordens ao motorista, revelando seu rosto com nitidez à câmera.

No início da semana, a vítima relatou os momentos de terror que viveu dentro do coletivo. "Ele levantou e foi para o meio do ônibus e anunciou o assalto. Ele mandou todo mundo ir para o fundo do ônibus. Pegou na minha mão e e disse "vamos aqui na frente" e me levou para o banco especial, ali perto do motorista. Sentou, mandou eu sentar ao lado dele, me abraçou e começou a colocar a arma nas minhas costelas. Ele bateu seis vezes com o revólver na minha cabeça. Puxou meu cabelo, e colocou a arma na minha cabeça e falou assim "coloca a tua roupa e volta pro teu lugar", descreveu a vítima do abuso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES