Mãe pode perder guarda por incentivar briga de filha adolescente na escola, diz Conselho

Nas cenas do vídeo, a mãe encoraja a filha a bater na colega

Mae incentiva filha a brigar em escola | Globo.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mãe que incentivou a filha a brigar na saída da escola em Araçariguama, a 53 km de São Paulo, pode perder a guarda da adolescente, de acordo com o Conselho Tutelar.

Segundo Marcos da Silva, conselheiro tutelar da cidade, a atitude da mãe contraria o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). "O poder pátrio dá direito a educar, a pôr a salvo, a separar de más condutas, a tirar de situações de risco. Esse direito, quando infringido, é questionado."

As imagens da briga foram gravadas por um aluno com um celular. Nas cenas, a mãe encoraja a filha a bater na colega. "Mete o pé que nem eu te ensinei. Vai. Mete soco na cara", diz ela, que ainda reclama dos que tentam apartar. ?Não entra ninguém. Não vai entrar ninguém. É minha filha. Ela vai resolver."

Segundo o conselheiro, a briga foi motivada por ciúmes. As duas garotas de 15 anos disputavam um rapaz de 23 anos. Silva diz que a menina que foi agredida estava saindo com o jovem, que havia terminado com a outra.

"Uma briga entre meninas por um motivo mesmo fútil como este é normal. O que não é normal é uma mãe incentivar a filha a agredir alguém. As falas mostram que ela ensinava os golpes para a menina em casa", diz o conselheiro. "As duas garotas são vítimas. Toda a responsabilidade é da mãe."

Nesta quinta-feira (17), o Conselho Tutelar deve se reunir para decidir que medida tomar. Marcos da Silva diz que ainda é preciso colher algumas informações sobre o caso. Mas a mãe pode mesmo perder a guarda e a menina ser encaminhada a um abrigo.

O Ministério Público de São Paulo também investiga o caso. A mãe é funcionária da Prefeitura de Araçariguama. É monitora nos ônibus que transportam os alunos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES