Marinha e Polícia Federal fazem maior apreensão de cocaína no mar brasileiro

As penas para esses crimes podem chegar a 35 anos de reclusão, de acordo com a Polícia Federal

Marinha e Polícia Federal fazem maior apreensão de cocaína no mar brasileiro | Agência Marinha de Notícias
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Marinha do Brasil e a Polícia Federal (PF) realizaram a apreensão de 3,62 toneladas de cocaína na terça-feira (19) no litoral de Pernambuco, marcando a maior apreensão dessa droga já feita no mar brasileiro, conforme informado pela Marinha. Essa operação integra a "Operação Ágata Nordeste", que tem como objetivo combater os crimes transfronteiriços e ambientais.

Segundo a Marinha, o navio-patrulha de 500 toneladas abordou a embarcação chamada PALMARES 1, que tinha como destino a África e onde a droga foi encontrada. Cinco tripulantes foram presos em flagrante por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. As penas para esses crimes podem chegar a 35 anos de reclusão, de acordo com a Polícia Federal.

Marinha e Polícia Federal fazem maior apreensão de cocaína no mar brasileiro - Agência Marinha de Notícias

A embarcação foi rebocada pelo navio-patrulha até o Porto do Recife. A ação ocorreu a 18 milhas náuticas de Recife, o que equivale a aproximadamente 33 quilômetros.

"Na manhã de ontem (18), um navio da Marinha do Brasil foi acionado e uma equipe da Polícia Federal embarcou em Natal. O navio saiu rumo ao litoral de Recife para fazermos uma operação de interdição à uma embarcação que possuía tráfico ilícito de drogas a bordo na manhã de hoje", informou o capitão de Mar e Guerra João Batista, comandante do Centro de Operações Marítimas da Marinha do Brasil. 

A Marinha ressalta que o ambiente operacional marítimo e fluvial brasileiro tem 5,7 milhões de Km² de área marítima, chamado Amazônia Azul, e 64 mil quilômetros de malha hidroviária. “Essa imensa área é porta de entrada e de saída para o comércio nacional e internacional, movimentando, de forma significativa, a economia brasileira. Contudo, ela é também ambiente de diversas ameaças como a pesca ilegal, contrabando e o tráfico de entorpecentes”, diz nota.

Marinha e PF apreendem 3,62 toneladas de cocaína na costa de Pernambuco. Foto: Agência Marinha de Notícias

A proteção das águas é feita pelo Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, criado pela Marinha, e que congrega diversos órgãos federais, como PF, Ibama, Receita Federal e Petrobras.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES