Ministério Público faz operação contra tráfico de drogas em 13 estados

Os mandados estão sendo cumpridos nos seguintes estados: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Pará, Paraná, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Ministério Público faz operação contra tráfico de drogas em 13 estados | AC 24 horas
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), que pertence ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público, cumpre nesta quarta-feira (10), 228 mandados de prisão e outros 223 mandados de busca e apreensão em 13 estados contra facções criminosas que atuam dentro e fora dos presídios em todo o país. 

Segundo o MP, até o momento, 129 pessoas foram presas, sendo quatro lideranças incluídas: uma em São Paulo, uma no Rio de Janeiro, uma no Espírito Santo e outra no Paraná. Os mandados estão sendo cumpridos nos seguintes estados: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Pará, Paraná, São Paulo, Sergipe e Tocantins, com o apoio de mais de 1.000 homens das forças de segurança.

Na operação, estão envolvidos 43 promotores de Justiça e 40 servidores dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos), com apoio das polícias militar, civil, penal e rodoviária federal. Até o momento, o balanço das prisões passado pelo MPSP eram:

  • Rondônia: 23 prisões, 2 armas apreendidas
  • Goiás: 56 prisões, 2 pistolas e munição, 1kg de droga
  • Paraná: 6 prisões, 1 pistola, 23 munições, 1kg de maconha e 5 pés de maconha
  • Mato Grosso do Sul: 8 prisões
  • Acre: 16 prisões, 1kg de maconha
  • Tocantins: 10 prisões
  • Bahia: 10 prisões

Um integrante de facção do Espírito Santo que trabalhava, segundo os procuradores, de home office em São Paulo, foi preso no Jardim Amália, zona Sul da capital paulista. A operação executou mandado de prisão também de um outro homem que já está cumprindo pena no presídio de São Vicente, no litoral paulista, e, de dentro da prisão, coordenava o crime no Paraná.

Além deles, uma mulher com o apelido de Cruella foi presa no Pará, onde comandava o crime organizado do próprio estado. De acordo com o presidente do GNCOC, o procurador-geral do MP de São Paulo, Mário Sarrubbo, o que possibilitou a ação foram trocas de informações entre os grupos de cada MP estadual que combate o crime organizado. 

"Sempre tivemos reuniões mensais, quinzenais, muita interlocução, mas essa é a primeira grande operação do GNCOC em nível nacional, envolvendo 13 estados, envolvendo polícia. Esperamos que tenhamos mais na sequência", declarou à imprensa.

Foram apreendidas quantidades de drogas, armas, computadores e celulares. Ainda segundo Mário Sarrubbo, os materiais apreendidos na ação desta quarta serão analisados e podem gerar "inúmeras outras operações localizadas e, quem sabe, até uma outra operação nacional". O principal foco da investigação é combater o tráfico de drogas, mas também há casos de homicídio a serem apurados. 

"Armas estão sendo aprendidas e aí será feito o link. E a experiência indica que nós vamos esclarecer homicídios com essa operação", disse o procurador-geral.

SAIBA MAIS DETALHES NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES