MP denuncia Mizael por assassinato de advogada

Denúncia foi apresentada na tarde desta segunda-feira (2)

Mércia Nakashima. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O promotor de Justiça Rodrigo Merli Antunes informou, durante coletiva na tarde desta segunda-feira (2), que o Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia contra o ex-PM Mizael Bispo e o vigia de um posto de gasolina em Guarulhos, Evandro Bezerra da Silva, pelo assassinato da advogada Mércia Nakashima.

No documento, o promotor denuncia Mizael Bispo, ex-namorado de Mércia, por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima) e por ocultação de cadáver. Já o vigia Evandro Bezerra da Silva será denunciado por homicídio duplamente qualificado (meio cruel e recurso que impossibilitou a defesa da vítima).

Se condenado, Mizael Bispo poderá pegar pena de 16 a 20 anos, de acordo com a previsão feita pelo promotor. Antunes estima que Silva pode ficar até 19 anos preso.

O promotor endossou ainda o pedido de prisão preventiva feito pela polícia para Mizael Bispo e também para Silva. Evandro já cumpre prisão temporária. Antunes argumenta que o ex-namorado de Eliza não colaborou com a polícia desde o início das investigações e que ele representa perigo para a sociedade. Segundo o promotor, Bispo usa seus conhecimentos como policial militar para agir como um criminoso.

- A personalidade de Mizael está voltada para o crime. Ele já tem um passado de agressões principalmente com mulheres.

A denúncia foi apresentada ao juiz Leandro Bittencourt Cano, que tem cinco dias para decidir se aceita ou não a denúncia. O promotor já disse que, caso o juiz não aceite, ele irá recorrer da decisão.

Além da denúncia e dos pedidos de prisão, a promotoria solicitou à Justiça que sejam colhidas novas provas do crime. O promotor pede que seja iniciado um procedimento investigativo para o irmão de Bispo, Aldair Bispo de Souza, e que seja expedido um ofício para a operadora Nextel para ter acesso à caixa postal do chip que foi retirado do celular de de Mércia.

Apesar de ter pedido novos procedimentos, Antunes disse ter certeza de que Bispo e Silva são os autores do crime.

O advogado de Mizael Bispo, Samir Haddad, diz que vai aguardar o parecer do juiz, mas espera que ele siga à risca a lei e entenda que a denúncia tenha que ser analisada pela comarca de Nazaré Paulista, cidade onde o corpo da advogada foi encontrado. Ele ainda disse que Mizael Bispo se entregará à polícia caso a Justiça aceite o pedido de prisão temporária contra o ex-namorado de Mércia, mesmo ?considerando o trabalho do Ministério Público lamentável?. Haddad pode ainda recorrer à decisão.

O promotor rebateu à afirmação de Haddad dizendo a lei determina que o tribunal do júri determina "que o processo deve ficar no local onde melhor se pode colher as provas.

- Todos os envolvidos na investigação são de Guarulhos e as provas foram colhidas nesta cidade. Não faz o menor sentido o crime ser julgado em Nazaré Paulista. A defesa quer encontrar meios de dificultar o julgamento, pois uma testemunha de Guarulhos não é obrigada a comparecer ao júri se ele estiver acontecendo em outra cidade.

A advogada desapareceu no dia 23 de maio e seu corpo foi encontrado em uma represa de Nazaré Paulista, no interior de São Paulo, no dia 11 de junho. Um dia antes, os bombeiros haviam encontrado o carro de Mércia no local.

Na última sexta-feira (30), Merli e o advogado da família da vítima, Alexandre de Sá Domingues, listaram 16 pessoas que podem ser testemunhas da acusação no processo do assassinato da advogada. Entre elas estão Márcio e Cláudia Nakashima, ambos irmãos de Mércia; um funcionário do posto de combustível que viu Bispo conversando com o vigia; e o pescador que diz ter presenciado o momento em que o carro da advogada foi jogado na represa de Nazaré Paulista, no interior de São Paulo.

O inquérito foi concluído por Antônio de Olim, delegado responsável pelo caso, na última terça-feira (27). O documento tem cerca de 1.600 páginas e inclui um mapa cartográfico com a movimentação dos suspeitos no dia do crime. Esse trabalho só foi possível com a quebra do sigilo telefônico de Bispo e Silva, que mostrou onde eles estavam quando receberam ou fizeram ligações, e também com dados do rastreador do veículo do ex-namorado de Mércia.

Junto com o inquérito, o delegado já anexou um pedido de prisão preventiva para os dois suspeitos. Na semana passada, o promotor já adiantou que deve concordar com a solicitação. Se acatado o pedido, Bispo e Silva devem ficar presos até o julgamento. Atualmente, somente o vigia está preso no 1º Distrito Policial de Guarulhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES