MP denuncia 12 por fraude em ações para fornecimento de remédios; veja

O golpe foi aplicado entre agosto de 2006 e dezembro de 2007

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou à Justiça, nesta sexta-feira, 12 pessoas suspeitas de fraudar ações judiciais para fornecimento de remédios. Segundo a promotoria, o grupo - que inclui representantes de laboratórios farmacêuticos, médicos e advogados - utilizava receitas falsas que serviam de base para ações judiciais que obrigavam o governo estadual a fornecer medicamentos para tratamento de psoríase, doença inflamatória crônica da pele.

De acordo com o MP, o golpe, aplicado entre agosto de 2006 e dezembro de 2007, rendeu cerca de R$ 412 mil a três laboratórios: Mantecorp Indústria Química e Farmacêutica S. A, ?Merck-Serono Produtos Farmacêutico Ltda. e ?Wyeth Indústria Farmacêutica Ltda., todas fabricantes de medicamentos para tratamento da psoríase que, em razão dos graves efeitos colaterais, apenas devem ser ministrados após o esgotamento dos tratamentos convencionais.

Os remédios têm alto custo, e não eram fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento da doença.

Segundo a denúncia, o grupo aliciava pacientes com psoríase, principalmente por meio da Associação dos Portadores de Vitiligo e Psoríase do Estado de São Paulo (APVPESP), que fica em Marília, e fez ampla divulgação na região com a promessa de ?tratamento grátis?.

Os pacientes interessados eram cadastrados na associação, que colhia as assinaturas em procurações e os encaminhava para um médico que, após atendimento rápido diagnosticava a psoríase e assinava um relatório dizendo, falsamente, que aquela pessoa havia se submetido a todos os tratamentos convencionais, mas sem sucesso, concluindo então que restava apenas o uso de uma das drogas fabricadas pelos três laboratórios.

Dois advogados usavam os relatórios para propor ações judiciais e obtinham liminares pelas quais o Estado era obrigado a fornecer o medicamento, de maneira contínua. De acordo com as investigações, pelo menos 23 ações foram ajuizadas com a utilização do esquema.

O MP afirma que nenhum dos autores das ações se submeteu ao tratamento convencional anteriormente, sem o que não poderiam receber os remédios reclamados judicialmente. Cinco deles sequer têm a doença. Outros eram portadores de psoríase de grau leve ou discreto, o que torna injustificável a prescrição da medicação.

Pessoas que receberam a medicação narraram fortíssimos efeitos colaterais, como coceira incontrolável no corpo inteiro, dores intensas, inchaços, vômitos, descamação na pele, rachaduras nas mãos e nos pés e até mesmo o agravamento da doença, com o aumento das lesões. Um deles chegou a desmaiar quando recebeu a primeira dose do remédio, acordando apenas em uma Unidade de Tratamento Intensivo.

O MP afirma que muitos não sabiam que eram autores de ação judicial porque, de boa-fé, apenas assinaram os papéis que lhe foram apresentados, na esperança do ?tratamento grátis?.

Parte do valor obtido pelos laboratórios com a venda dos medicamentos para o Estado era repassado para a associação, para o médico e para os advogados que faziam parte do esquema. Para dissimular o repasse do dinheiro, um laboratório celebrou com a APVPESP um ?Contrato de Patrocínio?. Os repasses também eram feitos em forma de ?doações?, enquanto para o médico que fornecia relatórios falsos os pagamentos eram feitos a título de palestras, que não eram ministradas.

Um médico confessou que recebeu R$ 70 mil apenas de um laboratório. Ele ainda teve a reforma de seu consultório custeada por um dos fabricantes dos remédios indicados, que também lhe pagou diárias de hotel.

De acordo com o promotor de Justiça Gilson César Augusto da Silva, que ofereceu a denúncia, ?foi tão grande a quantidade de ações judiciais propostas com esse desiderato que, fossem elas lídimas, o número de pessoas supostamente acometidas pela psoríase na região de Marília superaria, em muito, os dados estimativos da Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto à parcela da população afetada por essa enfermidade e Marília poderia ter sido elevada à nova capital mundial da psoríase?.

Por conta do esquema, foram denunciados o médico Paulo César Ramos; Luci Helena Grassi Santos e Ivanete Aparecida Marini Lima, da diretoria da APVPESP; os advogados Fabiana Noronha Garcia de Castro e Guilherme Goffi de Oliveira; Dalton Araújo Pereira, Fábio Marti, Márcio Mazzitelli de Almeida, representantes do laboratório Mantecorp; Márcio Pansica e Marcelo Henrique Palomo Valle, representantes da Merck-Sorono; e José Messias de Castro e Wilker Willer Godoy, representantes do Laboratório Wyeth. Todos já haviam sido denunciados anteriormente por formação de quadrilha por participação no esquema.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES