Mulher morre à espera de vaga na UTI mesmo após briga na justiça

O documento também pedia a transferência para uma vaga na UTI

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Rosana Pereira de Oliveira morreu, aos 33 anos, à espera de um oncologista. Sequer teve a chance de tentar lutar contra o câncer de mama. Após dez dias internada na UPA de Cabuçu, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ela nem chegou a ver um especialista, apesar das duas liminares na Justiça que exigiam a transferência da paciente.

" Ontem (sexta-feira) à noite, consegui a terceira liminar, e ela seria cumprida. Mas, quando a transferência saiu, não precisava mais. Ela já tinha morrido" lamenta o viúvo, Washington Luiz: "Se ao menos a transferência tivesse acontecido quando pediram, se tivessem acatado a primeira liminar, salvariam ela."

Este ano, são 1.272 decisões favoráveis a mais em relação ao mesmo período de 2014. Por dia, em média, os juízes dão 64 sentenças que obrigam o poder público a garantir cirurgias e remédios e transferir pacientes para unidades adequadas.

O laudo médico emitido pela UPA de Cabuçu na última terça-feira aponta que Rosana estava “recebendo o tratamento possível dentro do protocolo de atendimento, não sendo o indicado para a paciente”. O documento também pedia a transferência para uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva com acompanhamento do de mastologia e oncologia.

A Secretaria estadual de Saúde informou que Rosana foi inscrita na Central Estadual de Regulação (CER) para conseguir uma vaga em um hospital, na quinta-feira da semana passada. No entanto, apenas ontem de manhã surgiu um leito no Hospital das Clínicas de Nova Iguaçu, mas a paciente não resistiu. A CER ainda informou que nenhum leito fica vazio e que encaminha pacientes atendendo critérios de urgência e disponibilidade de vagas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES