Mulher pula de carro para fugir de tentativa de estupro de motorista por aplicativo

A vítima relatou que o homem ficou nu em cima dela, enquanto retornava de uma festa de formatura. O suspeito ainda não foi encontrado.

Mulher pula de carro para fugir de tentativa de estupro de motorista por aplicativo | Divulgação/PC
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma mulher teve que pular de um carro para fugir de uma tentativa de abuso sexual de um motorista por aplicativo na madrugada deste domingo (12), em Salvador, na Bahia. A vítima relatou que o homem ficou nu em cima dela, enquanto retornava de uma festa de formatura. O suspeito ainda não foi encontrado.

Segundo narrou a vítima, que preferiu não se identificar, ela estava em uma festa de formatura e por volta das 2h uma amiga pediu para ela uma viagem no aplicativo Uber para o Conjunto Colinas de Pituaçu, no bairro de São Rafael. No momento, ela estava sozinha no veículo e enviou uma captura da tela do celular, que mostrava os detalhes da corrida do aplicativo, para a amiga. 

Ainda conforme a mulher, na Avenida Luiz Viana Filho, conhecida como Paralela, próximo ao CAB, o motorista teria parado o carro e usado a força física para segurá-la e a abusar sexualmente. A vítima não detalhou se dormiu no carro, ou se o homem usou alguma substância para deixá-la inconsciente, mas disse que só lembra do momento em que ele já estava nú em cima dela.

"Não lembro direito o que aconteceu, só lembro dele em cima de mim. Nu, em cima de mim. Eu ficava tentando tirar ele de cima de mim, consegui abrir a porta e gritar. Ele passou para o banco da frente e arrastou o carro. Eu estava na metade do carro e minhas pernas estavam para fora [...] Estava tentando puxar minha bolsa, aí ele puxou minha de volta e andou com o carro. Me arranhou, arranhou minha perna, e eu caí no chão", relata a vítima ao G1.

A mulher falou que decidiu então abrir a porta e se jogar do veículo. A bolsa dela, que tinha aparelho celular e documentos dentro, ficou dentro do carro. Ela contou que caminhou cerca de 500 metros e chegou na passarela de acesso à Estação de Metrô CAB.

"Quando caí, fui andando até o metrô. Lá estava fechado, trancado ainda. Eu bati, bati, pedi ajuda, aí veio um homem para me ajudar. Os funcionários do metrô me levaram no médico, aí chegou lá e eu fui medicada. Eu estava descalça, sem identidade, sem celular, estava sem nada, só com a roupa do corpo, porque ficou tudo no carro", detalhou ao G1.

A Uber afirmou que o motorista teve a conta desativa da plataforma | FOTO: Primeiro Jornal

A CCR Metrô – concessionária que administra o sistema metroviário na Bahia – informou que agentes de atendimento e segurança acolheram a mulher e a levaram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Marcos. No local, ela foi medicada, teve alta e está bem fisicamente. O boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Brotas, que investiga o caso e procura pelo suspeito.

Questionado, o aplicativo Uber afirmou que considera inaceitável qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e que o motorista teve a conta desativa da plataforma assim que a empresa soube da situação. Além disso, “se coloca à disposição para colaborar com as autoridades no curso das investigações”.

CONFIRA A NOTA DA UBER COMPLETA

A Uber considera inaceitável qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater e denunciar casos de assédio e violência. O motorista teve sua conta desativada da plataforma assim que a empresa tomou conhecimento do episódio. A Uber se coloca à disposição para colaborar com as autoridades no curso das investigações. A empresa defende que as mulheres têm o direito de ir e vir da maneira que quiserem e têm o direito de fazer isso em um ambiente seguro. Por isso, desde 2018 a empresa mantém o compromisso de participar ativamente do enfrentamento da violência contra a mulher e segue investindo constantemente em conteúdos educativos contra o assédio para motoristas.

Em conjunto com o Instituto Promundo, foi lançado o Podcast de Respeito. A empresa também lançou uma campanha educativa de combate ao assédio em parceria com o MeToo Brasil. Além disso, também em parceria com o MeToo, a plataforma possui um canal de suporte psicológico para apoiar vítimas de violência de gênero, que já foi disponibilizado para a usuária. Segurança é uma prioridade para a Uber e inúmeras ferramentas atuam antes, durante e depois das viagens para torná-las mais tranquilas, como, por exemplo, o compartilhamento de localização, gravação de áudio, gravação de vídeo, detecção de linguagem imprópria no chat, botão de ligar para a polícia, entre outros.”



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES