Em represália a transferências de presos, morte acontece em Pedrinhas

Detento foi enforcado em cela; ele estava há menos de um mês no local e não havia sido julgado

Jovem foi encontrado morto em presídio de Pedrinhas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O detento encontrado enforcado dentro do presídio de Pedrinhas, em São Luís (MA), na manhã desta terça-feira (21), foi morto como forma de represália a transferências de presos que aconteceu na última segunda-feira (20). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Sejap (Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária) que disse ainda ter aberto um processo para investigar o crime.

O interno foi identificado como Jô de Souza Nojosa, de 22 anos. Ele foi preso no dia 28 de dezembro do ano passado por suspeita de tráfico de drogas e ainda não havia sido julgado. Segundo o Diretor do presídio, outros sete homens estavam na mesma cela e foram levados até o 12º DP para depoimento. Em nota, a Sejap disse que o rapaz estava amarrado com uma corda e uma equipe de polícia esteve no local para remover o corpo, além da perícia.

A morte ocorreu após lideranças de facções criminosas que disputam o controle do narcotráfico no Maranhão serem transferidas para presídios federais de segurança máxima. Por razões de segurança, a Sejap não confirmou o número, nem o nome dos presos levados para outros Estados. Cerca de 22 presos já haviam sido transferidos na semana passada, segundo o Ministério da Justiça. A retirada de presos do Estado começou a ser feita após ataques a ônibus em São Luís que deixaram uma menina morta e outras quatro pessoas feridas.

O Complexo de Pedrinhas registrou a morte de mais de 60 detentos no ano passado e esta é a terceira deste ano. Mais um assassinato aconteceu no mesmo dia em que um estudo foi divulgado pela Human Rights Watch, ONG internacional de direitos humanos, sobre as condições desumanas e degradantes em delegacias e prisões brasileiras.

O documento afirma que o País tem tomado medidas importantes para enfrentar violações crônicas de direitos humanos e cita como exemplo a criação do Mecanismo Nacional de Combate e Prevenção à Tortura. Por outro lado, o relatório destaca o uso ilegal da força policial e a situação do sistema penitenciário.

O relatório cita ainda o uso da força policial durante as manifestações de junho do ano passado. "Em diversas ocasiões durante as manifestações nacionais contra a corrupção e serviços públicos inadequados, policiais usaram a força de forma desproporcional contra manifestantes", diz o documento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES