Novo efetivo da Força Nacional começa a atuar em Teresina

eforço deve acelerar o andamento de inquéritos e laudos periciais

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Piauí apresentou formalmente, na segunda-feira (20), os 33 policiais civis da Força Nacional de Segurança que trabalharão em Teresina nos próximos três meses. A reunião de apresentação da equipe foi realizada na sede da Academia da Polícia Civil (Acadepol), localizada na zona Sul da capital.

No encontro foi discutido como será a atuação do efetivo da Força Nacional no Estado. O reforço é composto por dois delegados, seis escrivães, sete peritos e 18 agentes. De acordo com o secretário de Segurança, Fábio Abreu, a prioridade da ação dos policiais é acelerar o andamento de inquéritos e laudos periciais de crimes considerados de natureza grave.

“Os inquéritos que serão finalizados pela Força estão relacionados aos crimes hediondos, como homicídios e latrocínios. São casos em que a sociedade precisa ter resposta, seja a condenação ou absolvição do suspeito.

A atuação desse efetivo em Teresina será importante, porque vai proporcionar aos delegados a possibilidade de dar continuidade aos inquéritos atuais sem se preocuparem com os antigos”, observa o secretário Fábio Abreu.

O corregedor geral da Polícia Civil, delegado Adolfo Henrique, disse que ainda não tem o número exato de quantos inquéritos estão necessitando de atualização. No entanto, ele conta que levantamento prévio aponta uma média de 150 a 160 procedimentos de investigação que precisam ganhar celeridade.

“O que a gente tem, a princípio, são inquéritos dolosos que estão parados nas delegacias. Ainda vamos acertar com as partes envolvidas, quais serão os parâmetros de como serão feitos esses trabalhos. A expectativa é que os inquéritos sejam referentes do ano de 2010 a 2012”, explica o corregedor Adolfo Henrique.

O superintendente estadual de Polícia Técnico-Científica, Antônio Nunes, esteve na apresentação oficial do efetivo e afirmou que a presença dos policiais civis da Força Nacional será de total importância para os trabalhos periciais feitos no Estado. O médico legista ressaltou que o Piauí possui apenas três peritos em balística, sendo que dois destes irão se aposentar em breve.

“São poucos cursos para formar peritos em balística, e por isso esse setor tem menos gente do que o necessário em todo Brasil. A demanda é muito alta. Imagina o tanto de arma que é apreendida, que foi usada em um homicídio que tem que ser periciada.

A vinda desse efetivo é importante porque vamos ter peritos que ficarão responsáveis somente por esse setor e agilizar no andamento dos laudos”, coloca o superintendente de Polícia Técnico-Científica.

A sede da Academia de Polícia Civil será o local de trabalho dos delegados, escrivães e agentes, já os peritos vão utilizar a sede do Instituto de Criminalística para desenvolverem suas atividades.

O tempo de permanência da equipe é de três meses, podendo ser prorrogado. O Piauí já conta com um efetivo de 85 policiais militares da Força Nacional de Segurança que atuam em conjunto com as forças policiais desde 16 de março deste ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES