O que se sabe sobre o barco encontrado à deriva com corpos no Pará

A Polícia Federal e Ministério Público Federal investigam o caso para identificar a nacionalidade das vítimas e causa das mortes

O que se sabe sobre o barco encontrado à deriva com 20 corpos no Pará | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último sábado (13) pescadores encontraram pelo menos 20 corpos em avançado estado de decomposição em um barco à deriva na Baía do Maiaú, próximo à ilha de Canelas, em Bragança, Pará. Imagens capturadas pelos pescadores revelam o momento que as vítimas são encontradas. O vídeo logo foi amplamente compartilhado.

Como estão as investigações?

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) abriram investigações para apurar a nacionalidade das vítimas e as circunstâncias da morte. Uma equipe de papiloscopistas da PF de Brasília foi acionada para auxiliar na identificação. "A investigação criminal deve focar em eventuais crimes cometidos e na responsabilização penal de autores. A investigação cível será para questões de interesse público e na proteção de direitos que não necessariamente envolvem crimes",  diz o MPF.

Quem são as vítimas?

A PF suspeita que as vítimas sejam estrangeiras, porém, ainda não é possível confirmar a nacionalidade nem o número exato de corpos no barco.

VEJA O VÍDEO: 

Qual é a causa da morte?

A causa da morte está sendo investigada, incluindo possíveis cenários como afogamento, doença ou fome. Também será investigado há quanto tempo teria ocorrido a morte. A remoção dos corpos exige cuidado para preservar evidências úteis à investigação.

Desenvolvimento das operações

As autoridades aguardaram o aumento do nível da maré para deslocar uma embarcação adequada e remover o barco com os corpos. As operações de resgate e identificação continuam em andamento.

Polícia Federal realiza ação para resgatar barco com corpos, no Pará | PF/Reproduçã o

Participação da Marinha e MPF

A Marinha do Brasil está envolvida nas investigações, enquanto o MPF abriu duas investigações, uma na área criminal e outra civil, para esclarecer os fatos.

Próximos passos

Os trabalhos de identificação das vítimas e apuração das circunstâncias da morte seguirão conforme as investigações avançam, visando esclarecer o ocorrido e responsabilizar os envolvidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES