OAB denuncia tortura da PM e tropas federais em Pedrinhas no Maranhão

Os membros da Ordem dos OAB-MA alertaram para uma série de agressões a presos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante reunião com a comissão de Direitos Humanos do Senado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Maranhão, foram denunciadas torturas a presos no complexo Penitenciário de Pedrinhas. A comissão composta pelos senadores Ana Rita (PT-ES), João Capiberibe (PSB-AP), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Humberto Costa (PT-PE) está participando de uma série de atividades no Maranhão durante esta segunda-feira.

Os membros da Ordem dos OAB-MA alertaram para uma série de agressões a presos que estariam ocorrendo dentro do complexo penitenciário desde que foi ocupado pela tropa de choque da Polícia Militar do Maranhão e pela Força Nacional. "Estão atirando bala de borracha à noite nos presos. Eu perguntei aos detentos porque vocês são acordados com essas balas, e um deles me disse: "Deve ser o esporte deles". Ao nosso entender, teria de haver a retirada da PM de imediato", afirmou o advogado Nonato Massam, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA.

A advogada da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Josiane Gamba, também criticou agressões a presos. Ela afirmou que a desorganização do sistema carcerário causa o reflexo da violência nas ruas. ?Em um documento oficial do governo, é relatado que não sabe se o nome é Fábio ou Flávio de Jesus. Ou seja, a polícia não sabe nem quem prendeu. As famílias dos presos que foram assassinados não conseguem a pensão?, lamentou.

O vice-presidente do Sindicato dos Agentes penitenciários, César Bombeiros, afirmou que o sindicato de sua categoria não é responsável pela crise em Pedrinhas. ?Se na minha categoria tiver irregularidade, quero que os corruptos sejam presos. Peço aos senadores que acionem a Polícia Federal para que investigue os agentes, e eu quero ser o primeiro investigado. Porque se tiver agente bandido, tem que estar preso?, afirmou.

César Bombeiro afirmou que os agentes não são culpados pelo fato de 90% dos serviços dentro da penitenciária de Pedrinhas foram terceirizados e cobrou concurso público para o setor.

Nenhum membro da secretaria de segurança pública do Maranhão participou da reunião.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES