Operação Carnaval: Piauí teve 14 mortes e 22 apreensões de armas de fogo

O balanço foi apresentado na manhã desta quinta-feira (23).

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP/PI) registrou 107 detenções, 22 apreensões de armas de fogo e 14 mortes violentas ao longo da Operação Carnaval 2023, encerrada nesta quarta-feira (22). O balanço foi apresentado na manhã desta quinta-feira (23).

Ao Jornal Meio Norte, o Delegado Geral de Polícia Civil, Luccy Keiko Leal, informou que o número de óbitos corresponde ao mesmo quantitativo registrado na operação do ano passado. Na capital, Teresina, o número de mortes foi de 5, contra 9 no ano passado, uma queda de quase 45% de homicídios. Leal frisou ainda que os casos não têm relação ou circunstâncias diretas com as festas carnavalescas.

 Delegado Luccy Keiko Leal (Foto: Raissa Morais)

“O saldo verificado pela Segurança foi positivo. Nós mandamos reforços para Luís Correia, Água Branca, Floriano e outras principais cidades com eventos carnavalescos maiores. Esses municípios tiveram um Carnaval tranquilo. Em Teresina, tivemos uma redução significativa no número de mortes, lembrando que este ano nós tivemos um Carnaval de verdade, sem resquícios de pandemia”, falou o delegado Luccy Keiko Leal.

As polícias Militar e Civil do Piauí fizeram 22 apreensões de armas de fogo e prenderam 107 pessoas em flagrante durante a Operação Carnaval, que teve um incremento no quantitativo de agentes de segurança para garantir mais policiamento em Teresina e nas cidades piauienses com grandes eventos festivos, como Floriano, Água Branca e municípios situados na faixa litorânea do estado.

Operação Carnaval: Piauí registrou 22 apreensões de arma e 14 mortes (Foto: Raissa Morais)

“Acredito que os foliões sentiram a presença policial nos bloquinhos. A maioria das vítimas de homicídio, por exemplo, tem o perfil de pessoas com antecedentes criminais, envolvidas com crimes e que saíram recentemente da cadeia. A maioria dos casos não têm relação direta com o período carnavalesco”, falou Luccy Keiko.

O relatório da Polícia Militar das ocorrências geradas durante o carnaval mostrou também uma redução de 80% nos eventos de furtos de celulares em relação ao mesmo período do ano passado.

“Nos bloquinhos e locais de aglomeração, a presença da polícia possibilitou um carnaval tranquilo e evitou o crime, ou seja, aumentou o nível de sensação de segurança e muita gente pôde se divertir. Os números que apresentamos são altamente positivos e refletem o excelente trabalho da nossa tropa, em especial a turma de alunos que estão no curso de formação, que deu um reforço importantíssimo no nosso policiamento”, contou o Coronel Scheiwann Lopes.

 Coronel Scheiwann Lopes (Foto: Raissa Morais).

Ao todo, a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí, destacou 1.700 policiais militares para a Operação Carnaval, além do quantitativo que já operava nos municípios.

“Nós conseguimos fazer uma mágica e colocamos mais efetivo na rua do que nós temos na polícia. Aproximadamente, nós temos seis mil homens e com alunos em formação, ficou em torno de 7 mil. Ao todo, colocamos 7.774 policiais na rua, compramos folgas e mandamos policiais para o interior das principais cidades”, disse o Coronel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES