A Força Tarefa de Segurança Pública no Piauí (FTSP PHB PI), deflagrou nesta quinta-feira (26/05) a Operação Desmonte 4, com o objetivo de combater facções criminosas e o tráfico de drogas na região do litoral piauiense. Foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão nos municípios de Parnaíba, Cocal e Murici dos Portelas, todos expedidos pela 2ª Vara Criminal de Parnaíba.

A Operação visou dar continuidade a outras ações já realizadas pela Força Tarefa durante o ano de 2021, quando foram cumpridos mandados em desfavor de integrantes de facção criminosa e foram obtidos documentos referentes à contabilidade do tráfico de drogas e identificados outros membros do grupo.

Operação realizou prisão preventiva e em flagrante por tráfico de drogas - Foto: DivulgaçãoOperação realizou prisão preventiva e em flagrante por tráfico de drogas - Foto: Divulgação

Durante a Operação, além da prisão preventiva também foram realizadas três prisões em flagrante por tráfico de drogas e encontrados entorpecentes, dinheiro e uma réplica de fuzil utilizada em assaltos. Os presos devem ser conduzidos para o sistema penitenciário no município de Parnaíba.

Em entrevista coletiva, o tenente-coronel Erisvaldo Viana informou que o trabalho da Força Tarefa continuará de forma integrada para combater o crime. "Ontem prisões foram realizadas com informações da Força Tarefa e haveremos de atuar para mitigar esse tipo de crime e diminuir porque não dizer as mortes violentas e individuais. Já estamos conseguindo isso dia a dia, tivemos segunda, quarta, hoje e haveremos de continuar, daqui sai toda a doutrina de prisões desses faccionados e há realmente a necessidade de nós tirarmos essas pessoas nocivas ao convívio da sociedade”, declarou.

A Força Tarefa de Parnaíba, seguindo o modelo proposto pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI/MJSP), é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal.  

Denúncias sobre atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes podem ser encaminhadas, de forma anônima, ao endereço eletrônico: bit.ly/denunciapcphb.