Operação da PF prendeu cinco servidores do INSS e apreendeu R$ 51 mil

De acordo com o delegado Albert Sérvio, um dos presos na operação é um ex-gerente executivo do INSS no Piauí.

Polícia Federal | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 28 de janeiro, a Polícia Federal do Piauí explicou detalhes de como funcionava o esquema criminoso envolvendo os servidores do INSS que são especializados na concessão fraudulenta de benefícios de salário-maternidade e aposentadoria por idade rural, mediante a falsificação de documentos públicos e privados e o direcionamento de requerimentos.

De acordo com Reinaldo Camelo, delegado de Polícia Federal, a operação deu cumprimento a oito mandados de busca e apreensão e ao todo cinco pessoas foram presas. “Demos cumprimento a oito mandados de busca e apreensão com objetivo de realizar prisões temporárias e preventivas, ao todo tivemos prisões de quatro mulheres e um homem e apreensão de 51 mil reais e dois veículos. Esses resultados eram previstos e nós temos a operação como satisfatória”, declarou.

Polícia Federal deu detalhes da ação do grupo criminoso em coletiva - Foto: Divulgação/PF

O também delegado da PF, Albert Sérvio, detalhou como funcionava a ação do grupo criminoso. “Tinha uma divisão muito clara de tarefas então existia um núcleo de arregimentadores, que eram pessoas especializadas em buscar falsos beneficiários, e essas pessoas eram recrutadas não só aqui no Piauí, mas também no Ceará. Essas pessoas que eram arregimentadas cediam seus dados pessoais e a partir desses dados os integrantes da organização criminosa produziam documentos falsos e davam entrada em pedidos de benefícios principalmente de aposentadoria. Imediatamente após o protocolo do pedido de benefício esses pedidos eram direcionados ao servidor envolvido na organização criminosa que providenciava de imediato o deferimento desses requerimentos, mesmo esses requerimentos estarem sem a mínima documentação adequada para processos desse tipo”, disse. 

“O pagamento das vantagens indevidas ocorria logo após o deferimento dos benefícios quando o beneficiário era acompanhado pela organização criminosa até as agências bancárias para fazer empréstimos consignados, então o dinheiro arrecadado com esses empréstimos era destinado ao pagamento das vantagens indevidas e daí para frente o falso beneficiário ficava recebendo a sua aposentadoria por tempo indeterminado. Infelizmente nós já temos um número muito consistente e que provavelmente vai aumentar de benefícios que serão suspensos”, afirmou.

“Temos um perfil muito variado de pessoas , são pessoas de baixo, médio e médio para alto perfil econômico , então não são somente pessoas de baixo perfil econômico é muito variado as pessoas que se utilizam desse tipo de esquema para receber dinheiro indevido. Eles atuavam principalmente entre Parnaíba, Luís Correia e Camocim , além de alguns benefícios que foram trabalhados em Teresina”, informou.

Ainda de acordo com o delegado Albert Sérvio, um dos presos na operação é um ex-gerente executivo do INSS no Piauí e que já estava afastado por conta de outra operação anterior, também realizada pela Polícia Federal. “Um dos servidores públicos ocupou a função de gerente executivo do INSS no Piauí, já estava afastado por conta da Operação Bússola deflagrada pela Polícia Federal de Teresina no ano passado e o outro servidor estava em exercício na agência do INSS de Parnaíba e está afastado a partir de hoje”, finalizou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES