Operação desarticula quadrilha de furto e venda de animais no Piauí

Segundo informações do delegado Ayslan Magalhães, titular da Delegacia Regional de Esperantina, todos os mandados foram cumpridos

Operação desarticula quadrilha de furto e venda de animais no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia Regional de Esperantina, cumpriu na manhã desta terça-feira (18), 12 mandados de busca e 11 mandados de prisão, resultado da Operação Autólicos dos Cocais, com o objetivo de desmontar uma organização criminosa que atuava na região de Esperantina praticando crime de furto de animais e receptação qualificada.

Segundo informações do delegado Ayslan Magalhães, titular da Delegacia Regional de Esperantina, todos os mandados foram cumpridos e os presos serão encaminhados para audiência de custódia e em seguida serão levados para a penitenciária. "As investigações terão continuidade com os interrogatórios e os investigados serão indiciados pelos crimes de organização criminosa, furto de animal e receptação qualificada", disse.

Ainda segundo o delegado, foram identificados dois grupos de atuação com um líder cada. Os grupos eram subdivididos entre as pessoas que iam ao campo furtar os animais de propriedades da região e entre os compradores.

Operação desarticula quadrilha de furto e venda de animais no Piauí - Imagem: Divulgação/Polícia Civil

"O primeiro esquema era comandado pelo Anderson, ele que fazia o elo entre os compradores e os alvos que iam para o campo furtar gado, ovelha, porco, vários tipos de animais. A operação já está na terceira etapa. A primeira etapa começou com a prisão em flagrande do Anderson. A segunda etapa foram presos o Zé Peinha e Gustavo e a partgir daí foram identificados outras pessoas e cumpridos os mandados na data de hoje", disse.

"No esquema dois, uma das pessoas que ia para campo [fazer o roubo dos animais] no esquema um, era líder nesse esquema dois. Ele que fazia elo com mais três pessoas que iriam para o campo e compradores", relatou o delegado.

A Polícia dará continuidade às investigações e interrogatórios para saber se os donos de açougues participavam diretamente dos furtos ou se eram apenas receptadores.    

Operação desarticula quadrilha de furto e venda de animais no Piauí - Imagem: Divulgação/Polícia Civil

"A partir do interrogatório que será feito hoje, nós vamos identificar se os donos do açougue participavam diretamente do furto de animais ou se eram apenas receptadores, ainda assim, poderão responder por receptação qualificada, com uma pena de até oito anos de reclusão", finalizou o delegado.

A operação teve a participação da Polícia Militar, Força Tática e Polícia Civil de Barras, Batalha, Matias Olímpio, Porto e Luzilândia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES