Operação Midsummer combate as fraudes nas licitações de BA e PE

O nome da operação é em alusão à festa que marca o início do verão no norte da Europa e que corresponde, no Brasil, à festa junina.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a Operação Midsummer para combater fraudes e desvio de recursos públicos no evento "São João do Vale?, em Petrolina, em Pernambuco. As fraudes envolvem os anos de 2012 e 2013. O nome da operação é em alusão à festa que marca o início do verão no norte da Europa e que corresponde, no Brasil, à festa junina.

Segundo a PF, o crime era praticado por um grupo especializado em fraudar licitações. Apenas os contratos firmados no ano passado ultrapassam R$ 10 milhões. Os valores desviados ainda serão apurados ao longo das investigações.

Nesta terça, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão, sendo que um em Salgueiro e cinco em Petrolina, ambos em Pernambuco; dois em Campo Formoso e um em Juazeiro, os dois na Bahia. Também ocorreram buscas na Secretaria Municipal de Finanças e na Coordenação Geral de Licitações, Contratos e Convênios, na prefeitura de Petrolina. A operação envolveu 40 policiais federais.

As investigações apontaram que as fraudes eram realizadas de duas maneiras. A primeira consistia na contratação irregular de empresas para locação e montagem de estruturas, mediante direcionamento de licitações, superfaturamento de preços, montagem de estruturas fora das especificações do plano de trabalho e renovações irregulares de contratos. A segunda também era pela contratação irregular de empresas para intermediar acordos com artistas e bandas, sem contratos de exclusividade, mediante o direcionamento de licitações públicas e com superfaturamento de preços.

De acordo com as suas participações, os suspeitos deverão responder por crimes licitatórios, formação de quadrilha, peculato e lavagem de dinheiro



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES