Operação: Políticos e servidores são presos por corrupção em coleta de lixo

Até o momento, cinco prefeitos, um vereador, uma secretária-adjunta municipal e servidores foram presos.

Avalie a matéria:
Sete prefeitos já haviam sido detidos em ações anteriores. | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Operação Mensageiro, que investiga um esquema de corrupção envolvendo desvio de verbas públicas nas áreas de coleta de lixo e saneamento, está em andamento nesta quinta-feira (27) em Santa Catarina. Até o momento, cinco prefeitos, um vereador, uma secretária-adjunta municipal e servidores foram presos. Sete prefeitos já haviam sido detidos em ações anteriores.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) solicitou 18 mandados de prisões preventivas e 65 mandados de busca e apreensão em doze cidades: Imaruí, Presidente Getúlio, Três Barras, Gravatal, Guaramirim, Schroeder, Ibirama, Major Vieira, Corupá, Bela Vista do Toldo, Braço do Norte e Massaranduba.Os mandados foram requeridos após informações fornecidas por testemunhas e provas. Os políticos e servidores presos são acusados de envolvimento em esquemas fraudulentos de licitações, desvio de dinheiro público e recebimento de propinas.

Entre os presos, estão os prefeitos de Corupá, Luiz Carlos Tamanini (MDB), de Massaranduba, Armindo Sesar Tassi, de Ibirama, Adriano Poffo (MDB), Major Vieira, Adilson Lisczkovski, e de Imaruí, Patrick Corrêa. O prefeito Luis Antonio Chiodini (PP), de Guaramirim, também foi alvo de mandado de prisão, mas não foi encontrado, pois está em viagem familiar na Europa, segundo a prefeitura.

Além dos políticos, outros servidores também foram presos, como o Diretor da Águas de Guaramirim, Osni Denker, e a Secretária-Adjunta de Administração e Finanças, Patrícia Malko, responsável pelo setor de licitações. O vereador Edenilson Engel (PSD) de Três Barras e o secretário de Administração, Fábio Fusinato, de Ibirama, também foram detidos.

As prefeituras envolvidas afirmaram que estão à disposição da justiça para prestar esclarecimentos e que colaboraram com a busca e apreensão de documentos e equipamentos eletrônicos em seus respectivos setores de licitação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES