PA: jovem presa responderia a ações como maior

PA: jovem presa responderia a ações como maior

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A adolescente de 15 anos que ficou apreendida com 20 homens em uma cadeia de Abaetetuba (PA), tendo sido v?tima de maus tratos, viol?ncia e abuso sexual, responderia a processos na Justi?a como se fosse maior de idade. Ela teria sido presa tr?s vezes somente este ano. A informa??o ? do Jornal Nacional.

O superintendente da Pol?cia Civil no Baixo-Tocantins, Fernando Cunha, e o delegado Celso Iran foram ouvidos hoje sobre o caso. Segundo a delegada Liane Martins, respons?vel pelo inqu?rito administrativo que vai apurar a responsabilidade dos policiais, Celso Iran alegou que a jovem foi presa como maior de idade porque ela mesma forneceu essa informa??o ? pol?cia.

A delegada n?o soube informar por que a adolescente mentiria sobre a idade. "Isso ? dif?cil a gente saber. E vai ser mais dif?cil ainda, porque j? que ela foi colocada nesse Programa de (Prote??o ?) Testemunha, n?s dificilmente vamos ouvi-la novamente. Ent?o isso dificulta as investiga?es, mas n?o podemos fazer nada, temos que apurar com os dados que a gente tem", alegou.

Celso Iran prendeu a adolescente em setembro deste ano e alegou, no depoimento, que a mo?a n?o possu?a nenhum documento de identidade, por isso foi encaminhada para coleta de digitais. Iran afirmou ainda que o Instituto de Identifica??o da Pol?cia Civil em Bel?m n?o enviou nenhuma resposta sobre o exame das digitais.

Segundo Liana Martins, o delegado Fernando Cunha alegou que informou ? Justi?a sobre a pris?o da jovem e manteve o flagrante porque tamb?m n?o sabia que ela era menor de idade, j? que ela havia sido presa outras vezes como maior.

"O fato ? que j? havia processo na Justi?a contra ela, ela tinha sido ouvida por ju?zes e promotores e ningu?m suscitou que ela era menor de idade", disse.

A delegada informou ainda que as corregedorias de Justi?a, do Minist?rio P?blico e do sistema penal, v?o investigar as responsabilidades de ju?zes, promotores e da Superintend?ncia do Sistema Penal nesta e nas outras pris?es da adolescente.

"Ela j? tinha dois processos na Justi?a, j? tinha participado de audi?ncias, o Minist?rio P?blico j? tinha visitado a carceragem e visto que tinha uma mulher junto com os homens. Ela diz que avisou para o promotor que era menor de idade, mas ainda vai ser investigado porque o promotor n?o desconfiou que ela era menor", informou a delegada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES