Partida de futebol acaba em morte de garoto de 7 anos

O menino foi baleado por uma gangue formada por adolescentes.

Josias de Oliveira. | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os sonhos do pequeno Josias de Oliveira foram interrompidos bruscamente, aos sete anos de idade, por uma bala perdida. O garoto foi mais uma vítima da violência urbana na Capital cearense, este ano, quando apanhava as bolas durante uma partida de futebol entre adultos, anteontem à noite, no Campo do Beira- Rio, no Conjunto Palmeiras. Josias levou um tiro na cabeça quando fazia o papel de ´gandula´ no jogo de futebol.

Eram quase 20 horas quando três adolescentes chegaram ao campo procurando por um homem identificado apenas por ´Preto´. Os jovens - ´Pimpinha´, ´Buiú´ e ´Nacélio´, de 14, 15 e 16 anos, segundo moradores da região - estavam armados e ameaçavam atirar. "Chamamos a garotada que estava em torno do campo. Todo mundo correu quando viu a cena. O problema é que o ´Preto´ também correu, para perto das crianças", disse Kennedy Maia da Silva, tio de Josias e um dos organizadores das partidas de futebol todas às quartas-feiras no campo de futebol do Beira-Rio.

Segundo Kennedy, o sobrinho, nervoso, correu. "Começaram os disparos e todo mundo se abrigou como pôde. Aí os bandidos fugiram e vimos que o Josias tinha sido atingido. Peguei o menino nos braços e corri com ele, procurando por alguém que tivesse um carro para que a gente o socorresse o mais rapidamente possível", contou.

Um amigo da família, com uma caminhonete Pampa, ajudou no socorro da criança. Josias foi levado para o hospital Frotinha de Messejana e, de lá, transferido para a unidade central do Instituto Doutor José Frota (IJF), dada a gravidade do ferimento. No IJF, o garotinho morreu. "O tiro pegou na testa, foi muito grave. É triste ver uma criança perder a chance de viver por causa de bandidos. Ele não tinha nada a ver com qualquer problema ali", desabafou o tio.

Nas últimas 24 horas, quatro adolescentes e uma criança foram assassinados na Grande Fortaleza. Os crimes ocorreram no Conjunto Araturi, em Caucaia; João XXIII, Parque Potira, Jangurussu, Antônio Bezerra e Conjunto Palmeiras. Todos foram mortos a tiro. As vítimas tinham entre sete e 17 anos.

PROTAGONISTA

Paixão pelo futebol

Josias de Oliveira, 7 anos

O garoto gostava muito de futebol e morreu quando atuava como gandula em um campo ao lado de sua casa, no Conjunto Palmeiras. O tiro acertou a testa da criança, que foi levada para o Frotinha de Messejana e, logo em seguida, transferida para o Instituto Doutor José Frota. Logo os médicos constataram a gravidade da lesão. Apesar de todos os esforços, os especialistas não conseguiram salvar a vida de Josias. Na manhã de ontem, o corpo dele foi examinado pelos legistas da Perícia Forense do Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES