PCC planejava matar autoridades no Ceará e libertar ladrões do Banco Central de Fortaleza

Os nove presos estavam recolhidos em três unidades prisionais da RMF

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio a uma opera??o sigilosa e cercada de um forte aparato de seguran?a, a Pol?cia Federal transferiu, ontem, de Fortaleza para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, nove presos acusados de integrar a fac??o criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), componentes da quadrilha que furtou R$ 164,7 milh?es da sede local do Banco Central, em agosto de 2005, no maior roubo a banco na hist?ria do Pa?s.

A transfer?ncia dos acusados para a penitenci?ria federal de seguran?a m?xima de Campo Grande foi autorizada pela Justi?a Federal no Cear? atendendo a um pedido da PF. Investiga?es realizadas em S?o Paulo revelaram que o PCC tramava resgatar os integrantes da quadrilha e, ainda, matar autoridades prisionais e judici?rias cearenses, cujos nomes s?o mantidos em sigilo pela PF.

Os nove presos - alguns j? condenados e outros ? espera de julgamento, mas com pris?o preventiva - estavam recolhidos em tr?s unidades prisionais da RMF: Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), Pres?dio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II) e na Casa de Priva??o da Liberdade, em Caucaia.

Acusados

Os nove presos transferidos foram: Marcos Rog?rio Machado de Morais, o ?Rog?rio Boc?o? (um dos chefes da quadrilha), Raimundo Laurindo Barbosa Neto, o ?Neto Laurindo?; Ant?nio Edimar Bezerra, Marcos de Fran?a, Davi Silvano da Silva, Lucivaldo Laurindo, Jeovan Laurindo da Costa, Fernando Carvalho Pereira, o ?F?; e Jos? Almeida Santana.

Os nove acusados foram retirados dos pres?dios e conduzidos ? sede da Justi?a Federal, no Centro. Depois de serem comunicados pessoalmente de suas transfer?ncias, foram levados para o Aeroporto Internacional Pinto Martins, onde um avi?o da pr?pria PF j? os aguardava. Al?m de algemas, os acusados foram acorrentados.

A opera??o de transfer?ncia dos presos seguiu os mesmos r?gidos crit?rios de seguran?a que a PF adota no transporte de bandidos conhecidos nacionalmente, como Luiz Fernando da Costa, o ?Fernandinho Beira-Mar?; e Marcos William Camacho, o ?Marcola?.

O pedido de transfer?ncia dos detentos foi feito ? Justi?a pelo delegado federal Ant?nio Celso dos Santos, da Divis?o de Repress?o aos Crimes Contra o Patrim?nio, da Diretoria de Combate ao Crime Organizado, da PF, sediadas em Bras?lia. O documento chegou ?s m?os da Justi?a Federal no Cear?, h? uma semana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES