Penitenciária de Porto Alegre faz 1º casamento entre presas no RS

O primeiro casamento entre duas mulheres presas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier

Avalie a matéria:
Primeiro casamento entre presas na Penitenciária Feminina Madre Pelletier | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro casamento entre duas mulheres presas da Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre (RS), foi celebrado na sexta-feira no teatro da instituição. A cerimônia foi feita pelo sacerdote afroumbandista Everton Afonsim, que já abençoou 38 uniões, sendo 17 delas homoafetivas.

As detentas se apaixonaram na prisão e participaram do ritual como manda o tradicional casamento: com direito a vestido branco, buquê, terno e alianças douradas. Segundo a assessoria de imprensa da Superintendência dos Serviços Penintenciários (Susepe), as duas estavam emocionadas e foram acompanhadas por familiares até o altar religioso, onde estavam expostos os elementos que abençoaram o casamento.

Para o sacerdote, que também é presidente da Federação Afroumbandista e Espiritualista do RS (Fauer), o casamento dentro de uma penitenciária representa a quebra de um paradigma e a evolução da sociedade no respeito aos direitos de todas as pessoas, não importando o gênero e nem a religião. "O que acontece fora deve acontecer aqui dentro também, com todas as garantias na execução dos direitos das mulheres privadas de liberdade", ressaltou a titular da Coordenadoria Penitenciária da Mulher/Assessoria dos Direitos Humanos (ADH) da Susepe, Anelise Pereira.

No momento de dizer o simbólico ?sim?, as duas presas, que têm na inicial de seus primeiros nomes a letra ?V?, trocaram beijos e mensagens de amor, emocionando quem acompanhava a cerimônia. As detentas ainda assinaram a ata de união, estabelecida pela Fauer. Os convidados foram recepcionados com doces e salgadinhos, após o cumprimento às noivas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES