Perícia encontra parasitas e fungos em embalagens de molho de tomate

Após denúncias postadas por consumidores, perícia encontrou fungos em molho de tomate

Polícia investiga produtos da marca, após denúncias de consumidores | Agência RBS - Foto: Cid Martins
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Baseados nos documentos de investigação do Instituto Geral de Perícia do Rio Grande do Sul, foram encontrados em amostras de molho de tomate da marca Fugini, uma contaminação por fungos e ovos de parasitasapós denúncias em imagens postadas por consumidores em redes sociais, que basearam a abertura do inquérito no RS sobre produtos da marca.

De acordo com a perícia, os produtos de lotes diversos e adquiridos em mercados diferentes, todos possuíam exatamente a mesma análise para os fungos e os ovos de parasita que foram encontrados. A contaminação torna o produto impróprio para consumo humano, partindo do entendimento de que alimentos com fungos possuem a presença de toxinas prejudiciais à saúde.

Em entrevista ao portal UOL, a empresa Fugini informou que deixará de usar conservantes artificiais em seus produtos e em alguns ingredientes. Segundo a empresa, esse processo, quando junto à falta de conhecimento da população, estaria provocando "rumores infundados" entre consumidores, e que, ainda de acordo com a companhia, o processo dela é automatizado e o índice de ocorrências é de três em cada milhão.

Leia Mais

“Isso não significa, de forma alguma, que o produto tenha um problema de qualidade, mas sim que ele está passando por um processo de oxidação ou decomposição natural, assim como pode acontecer com as frutas, o ovo ou o pão, por exemplo. Esse fato também pode ocorrer pelo armazenamento por período incorreto na geladeira”, afirmou em nota a empresa.

Em laudo avaliado pela perícia, enviado ontem (17) às autoridades, entre as consequências, o parecer aponta a piora de quem possui problemas alérgicos ou "diversos tipos de infestação nos humanos", detalha a delegada Jeiselaure de Souza, da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, em Porto Alegre.

De acordo com delegada, a companhia ainda não foi convocada a se manifestar sobre os casos, o que deve ser feito amanhã, sexta-feira (19). "Agora, o desdobramento da investigação será com a intimação dos responsáveis da empresa, para que venham efetivamente aqui ser interrogados e aí nas próximas semanas, possivelmente, já vamos ter a conclusão deste inquérito", informa Souza.

Em março deste ano, a Anvisa suspendeu a venda de produtos da Fugini após muitas falhas graves na fabricação dos produtos durante uma inspeção sanitária na fábrica da companhia, a suspensão caiu em abril após nova visita técnica da inspeção sanitária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES