PF deve assumir fiscalização de armas e dos CACs no lugar do Exército

Proposta é transferir as responsabilidades de fiscalização dos registros de CACs para a Polícia Federal (PF).

Polícia Federal pode fiscalizar armas e CACs | Reprodução Polícia Civil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma reunião entre os Ministérios da Defesa e da Justiça está programada para próxima segunda-feira, dia 17, com a finalidade de debater e deliberar a respeito da fiscalização de armas e dos CACs, que envolve os colecionadores, atirador desportivo e caçador. A proposta é  transferir as responsabilidades de fiscalização dos registros de CACs e a busca por arsenais em posse da população civil para a Polícia Federal (PF).

Assim, serão  direcionadas atenção às pessoas que possuem um grande número de armas ou armamento de calibre elevado. De acordo com fontes do governo, o Exército não possui a estrutura adequada para realizar essas tarefas e também não demonstraria interesse político em fazê-las. A situação atual estaria fora de controle. Desta forma, há uma disposição para transferir essas atribuições do Exército para a PF. Caso assuma a fiscalização, a corporação precisaria fortalecer seus quadros e delegacias.

Além disso, o governo está preparando um decreto presidencial para restringir ainda mais o porte, quantidade e tipo de armas em posse dos civis. As negociações internas do governo estão avançadas e espera-se que o anúncio oficial seja feito na próxima semana. Uma das medidas propostas no texto é a recompra pelo governo de armas de calibre elevado, visando reduzir significativamente o número de armamentos legalmente registrados atualmente em todo o país.

Em maio deste ano, 47 pessoas foram presas durante a Operação Day After, realizada pela Polícia Federal. A operação foi direcionada a colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) que fizeram o recadastramento de armas mas tinham mandatos de prisão em aberto. Na operação tinham pessoas que tinham ou portavam armas de fogo sem cadastro e com restrições que não permitiam porte ou posse de armas.

Na ocasião, o ministro Flávio Dino, da Justiça, relatou que que os CACs podem ser presos em flagrante por desobediência à Lei 10.826/2003, que dispõe sobre o registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição. “É uma situação com uma contradição inaceitável, em que uma pessoa tem uma arma supostamente legal, mas em que ela não é legal. E se ela não é legal, a arma deixa de ser legal porque ela não preenche os requisitos da lei”, disse o ministro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES