PF faz buscas contra suspeito de postar fotos da prova do Enem em redes sociais

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificou a fraude e notificou a Polícia Federal

PF faz buscas contra suspeito de postar fotos da prova do Enem em redes sociais | PF/Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira (24), a Polícia Federal executou dois mandados de busca e apreensão contra um suspeito de vazar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na operação "Limite Virtual". A ação ocorreu em Sobral, a 245 km de Fortaleza.

De acordo com a polícia, há indícios de divulgação ilícita do tema da redação relacionado ao caderno rosa do exame de 2023, durante a realização do teste. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) identificou a fraude e notificou a Polícia Federal.

O tema da redação do Enem 2023 foi: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

Quinze policiais federais participaram da operação no interior do Ceará. A Polícia Federal declarou que "foram apurados indícios de crimes de divulgação ilícita do conteúdo da prova do Enem em redes sociais, por um investigado em Sobral".

Conforme a PF, vazar o tema da redação pode configurar crime de fraude em certame de interesse público, sujeito a uma pena de até oito anos de prisão em caso de condenação.

O nome da operação, "Limite Virtual", busca conscientizar as pessoas sobre os limites que devem ser estabelecidos nas redes sociais, conforme comunicado da Polícia Federal.

Vale ressaltar que em 2012, cinco pessoas foram denunciadas por vazar questões do Enem em Fortaleza, resultando na anulação de 14 questões para estudantes da escola que teve acesso antecipado ao conteúdo da prova.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES