PF faz operação contra produtores de cocaína

Suspeitos desviavam produtos químicos para a fabricação da droga

Operação aconteceu no eixo Rio-São Paulo | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) desencadeou nesta quarta-feira (28) uma operação para desarticular um esquema de desvio de produtos químicos para a produção de cocaína. Serão cumpridos 17 mandados de prisão e 30 mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Depois de investigações da Operação Alquimia, que duraram cerca de seis meses, os policiais descobriram um esquema de desvio de produtos químicos como lidocaína, cafeína, éter e acetona para a produção e adulteração de cocaína. As substâncias eram adquiridas legalmente pela empresa de produtos farmacêuticos AtualPharma, de Mongaguá, no litoral paulista. A proprietária repassava, segundo a PF, a mercadoria para as pessoas envolvidas em adulteração, produção e refino de cocaína com ágio de cerca de 600%.

Estima-se que a organização criminosa tenha desviado cerca de 5 toneladas de produtos químicos, colocando no mercado aproximadamente 8 toneladas de cocaína o que representa uma movimentação financeira em torno de R$ 120 milhões.

Outros 17 envolvidos já haviam sido presos durante as investigações, quando foram apreendidos 1.500 kg dos produtos químicos e diversos automóveis utilizados no esquema. A Operação Alquimia conta com a participação de cerca 200 policiais federais de diversos estados. Os envolvidos serão indiciados por tráfico de droga, associação para o tráfico, desvio de produto químico para preparação de droga e lavagem de dinheiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES