PF faz operação contra quadrilha que concedia empréstimos ilegais

Segundo a PF, o grupo usava empresas de factoring (fomento mercantil) como fachada para concessão de empréstimos a juros a diversas pessoas físicas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal faz uma operação na manhã desta terça-feira em busca de provas contra uma quadrilha suspeita de conceder empréstimos ilegalmente no Estado de Mato Grosso. A Operação Ararath cumpre 11 mandados de busca e apreensão em Cuiabá, além de Várzea Grande, na região metropolitana, e em Nova Mutum, no norte do Estado. As investigações apontam que, nas contas bancárias dos suspeitos investigados, foram movimentados mais de R$ 500 milhões nos últimos seis anos.

Segundo a PF, o grupo usava empresas de factoring (fomento mercantil) como fachada para concessão de empréstimos a juros a diversas pessoas físicas e jurídicas. A quadrilha tinha como base operacional a empresa Globo Fomento Mercantil, em Várzea Grande, que oficialmente encerrou suas atividades em 2012. Entre as empresas envolvidas, está uma grande rede de postos de combustíveis de Cuiabá, mas o nome do grupo não foi informado pela PF.

O principal crime consiste no fato de que as empresas de factoring têm natureza estritamente mercantil e atual com assessoria e compra de títulos de crédito, com o objetivo de fomentar o comércio. Por isso, essas companhias não têm autorização do Banco Central para conceder empréstimos, exigir garantias ou exercer atividades que são exclusivas de instituições financeiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES