PF pede passagens de volta de espanhóis em todo País

Polícia Federal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Pol?cia Federal do Piau? e de outros Estados recebeu recomenda??o para exigir passagem de volta e reserva em hot?is de espanh?is. A recomenda??o foi feita ap?s a deporta??o de brasileiros que viajaram para a Espanha.

A aus?ncia de passagem de volta para os seus pa?ses de origem provocou a deporta??o de um italiano e de cinco espanh?is que desembarcaram no aeroporto internacional de Salvador (BA), na noite de s?bado, segundo a Pol?cia Federal.

Os passageiros haviam desembarcado por volta das 21h30 em um v?o da Air Europa sa?do de Madri (Espanha). Sem demonstrar a passagem de volta, eles tiveram de voltar para Madri na mesma aeronave da companhia, por volta das 23h30.

Segundo o agente especial do setor de imigra??o da Pol?cia Federal no aeroporto de Salvador, Francisco Miguel Gon?alves, al?m de n?o portarem passagens de retorno, tr?s dos espanh?is e o italiano n?o portavam valores suficientes para permanecerem no territ?rio brasileiro.

O presidente Luiz In?cio Lula da Silva deu aval ? decis?o do secret?rio-geral do Itamaraty, embaixador Samuel Pinheiro Guimar?es, de repatriar os espanh?is.

No entanto, para n?o entrar em confronto com a Espanha, Planalto, PF e Itamaraty afirmam que a repatria??o dos espanh?is ? conseq??ncia da decis?o do governo de aumentar o rigor na fiscaliza??o da entrada de estrangeiros no Brasil. Para as repatria?es de sexta-feira, os motivos foram "falta de comprova??o de meios de subsist?ncia no Brasil".

O senador piauiense Her?clito Fortes (DEM), presidente da Comiss?o de Rela?es Exteriores do Senado, convidou o embaixador da Espanha no Brasil, Ricardo Peidr?, para falar conversar sobre os brasileiros barrados quanto tentaram entrar no pa?s.

Her?clito Fortes afirmou que ? preciso saber se depois das elei?es, os espanh?is ir?o continuar com o mesmo comportamento ou era uma quest?o eleitoral j? que a migra??o fazia parte dos programas de todos os candidatos.

?O que n?o podemos aceitar ? brasileiros maltratados no exterior. Eu acho que a Ib?ria tinha que fazer uma fiscaliza??o pr?via no embarque e o que n?o pode acontecer ? na Espanha porque frusta a pessoa que economizou a vida toda por uma viagem. N?s brasileiros n?o podemos aceitar isso, como tamb?m n?o podemos deixar de condenar a atua??o acanhada do c?nsul em Madri e do embaixador do Brasil na Espanha?, falou o senador Her?clito Fortes.

Saiba quais s?o os requisitos exigidos para entrar na Espanha

Contanto que n?o exer?am atividades remuneradas, brasileiros n?o precisam de visto para permanecer no m?ximo 90 dias, dentro de um per?odo de seis meses, em pa?ses participantes do Acordo de Schengen Espanha, Alemanha, ?ustria, B?lgica, Dinamarca, Fran?a, Finl?ndia, Gr?cia, It?lia, Isl?ndia, Luxemburgo, Noruega, Pa?ses Baixos, Portugal, Su??a, Su?cia, Malta, Rep?blica Tcheca, Est?nia, Let?nia, Litu?nia, Pol?nia, Hungria, Eslov?quia e Eslov?nia.

No entanto, ? preciso apresentar:

- passaporte v?lido por ao menos mais seis meses;

- comprovante de reserva em estabelecimento de hospedagem ou carta-convite do morador que o receber?;

- confirma??o de reserva de viagem organizada, com itiner?rio;

- bilhete de volta;

- ter ao menos 57,06 euros por dia de perman?ncia, por pessoa (o montante total m?nimo ? de 513,54 euros);

- ter seguro m?dico internacional ou com cobertura no exterior com, no m?nimo, garantia de repatria??o em caso de doen?a grave ou acidente e cobertura de 30 mil euros;

- convite para eventuais feiras, reuni?es, conven?es, etc com nome da empresa que convida, dura??o da estadia e prop?sito;

- comprovante de matr?cula de eventuais cursos te?ricos ou pr?ticos;

- n?o estar sujeito a proibi??o de entrada;

- n?o indicar perigo ? sa?de p?blica, ? ordem p?blica, ? seguran?a nacional ou ?s rela?es internacionais entre os pa?ses;

- n?o ter esgotado o per?odo de perman?ncia de tr?s meses em tr?s meses, a contar da primeira data de entrada.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES