PF prende 40 por fraudar o seguro-desemprego

Investigações, que começaram há cerca de 10 meses

Policiais Federais. | divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) desarticulou mais um esquema de fraude no seguro-desemprego, estimado em R$ 10 milhões. A Operação Bismarck ocorreu simultaneamente em oito Estados (Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rondônia, São Paulo, Ceará e Minas Gerais). Até o fim da tarde de ontem, foram cumpridos 40 dos 50 mandados de prisão expedidos pela 5ª Vara da Justiça Federal em Cuiabá e 28 de mandados busca e apreensão.

Segundo o delegado que comandou a operação, Bernardo Bonde, durante as investigações, que começaram há cerca de 10 meses, foram presas em flagrante 14 pessoas. Mas o total de detidos chega a 40, dos quais 16 em Mato Grosso, dentre eles cinco servidores públicos - dois da Caixa Econômica Federal e três do Ministério do Trabalho e Emprego.

O delegado disse acreditar que as fraudes vinham ocorrendo há pelo menos cinco anos e, apesar do método de operação ser o mesmo, o grupo no formava uma quadrilha nacional. Segundo ele, eram sete grupos de pessoas na faixa de 25 e 30 anos. Apenas um tem 50 anos. A fraude lesou a Caixa e o Ministério do Trabalho. Segundo Bonde, os servidores recebiam em média R$ 100 por informação repassada aos falsificadores. O crime consistia em obter informações sobre as parcelas do seguro-desemprego que estavam para ser pagas. Com as informações, os acusados falsificavam os documentos dos beneficiados e sacavam o dinheiro. Quando o verdadeiro beneficiado comparecia, descobria-se a fraude e o ministério pagava a parcela novamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES