PF prende comandante da PM-DF e outros seis oficiais por omissão no 8/1

PGR apresentou denúncia contra integrantes da cúpula da corporação pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado contra o patrimônio da União

Execução de sete mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal e a Procuradoria-Geral da República (PGR) realizaram, nesta sexta-feira (18), a prisão de sete integrantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), os quais são suspeitos de se omitirem no planejamento e execução da operação preparada para acompanhar os manifestantes que invadiram as sedes dos Três Poderes da República no 8 de janeiro.

Os presos são o atual comandante-geral, coronel Klepter Rosa Gonçalves, o ex-comandante Fábio Augusto Vieira e outros cinco oficiais que tinham postos de comando na instituição. Além das sete prisões preventivas, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão.

Além dele, há outros investigados: o coronel Jorge Eduardo Naime, o coronel Paulo José Ferreira, o coronel Marcelo Casimiro, o major Flávio Silvestre de Alencar e o tenente Rafael Pereira Martins. Todos eles estavam cientes da organização da manifestação do dia 8 de janeiro.

Ainda durante a manhã de hoje, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de bens dos oito envolvidos da alta cúpula da PM-DF, atingindo contas bancárias, carros, imóveis e eventuais navios e aeronaves em nome dos investigados.

Policiais federais em frente ao apartamento do comandante-geral da PMDF - Foto: Reprodução

NOMES DOS ALVOS DA PF E PGR: 

  • Coronel Jorge Eduardo Naime;
  • Coronel Fábio Augusto Vieira;
  • Coronel Klepter Rosa Gonçalves;
  • Coronel Paulo José Ferreira;
  • Coronel Marcelo Casimiro;
  • Major Flávio Silvestre de Alencar;
  • Tenente Rafael Pereira Martins.

OPERAÇÃO 

A Operação Incúria deriva da denúncia feita pelo Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos da PGR, sob a coordenação do subprocurador Carlos Frederico Santos, apresentada ao Supremo Tribunal Federal. De acordo com a PGR, "provas já identificadas e reunidas na investigação que apontam para a omissão dos envolvidos".  

"Há ainda menção a provas de que os agentes - que ocupavam cargos de comando da corporação - receberam, antes de 8 de janeiro de 2023, diversas informações de inteligência que indicavam as intenções golpistas do movimento e o risco iminente da efetiva invasão às sedes dos Três Poderes", diz o texto publicado pela PGR.

A todos eles são imputados crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, vandalismo contra patrimônio tombado e transgressões à Lei Orgânica e Regimento Interno da PM. Após sete meses de apuração, a PGR constatou que os PMs começaram a trocar mensagens de cunho golpista e a disseminar informações falsas antes do segundo turno das eleições presidenciais do último ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES