PF prende líder indígena suspeito de estuprar crianças, inclusive neta, em aldeia

Ele é acusado de abusos sexuais, inclusive, uma das vítimas trata-se da neta dele, que na época, tinha apenas 8 anos.

PF prende líder indígena suspeito de estuprar crianças, inclusive neta, em aldeia | FOTO: PF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal prendeu na manhã desta quarta-feira (10) o líder da aldeia indígena Muratuba, no município de Autazes, no interior do Amazonas. Ele é acusado de abusos sexuais, inclusive, uma das vítimas trata-se da neta dele, que na época, tinha apenas 8 anos. A prisão ocorreu no âmbito da Operação Yaucacy.

Cerca de 20 policiais federais foram mobilizados para cumprir o mandado contra o investigado por crime hediondo. De acordo com a PF, o líder da aldeia indígena, da tribo Mura, de 57 anos, está com prisão temporária de 30 dias decretada pela Justiça Federal. Ele é suspeito de abusar de pelo menos quatro mulheres.

As vítimas haviam acabado de ter filhos e foram pedir para que ele providenciasse uma documentação das crianças, para que elas tivessem acesso a um benefício. Em troca da liberação, ele exigia favores sexuais das mulheres, conforme a Polícia Federal.

PF prende líder indígena suspeito de estuprar crianças, inclusive neta, em aldeia | FOTO: Divulgação/PF

Um servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai) também acompanhou a ação, que aconteceu dentro da terra indígena. O inquérito policial foi instaurado a partir de uma denúncia do Ministério Público Federal para averiguar os crimes de estupro, estupro de vulnerável, abuso de poder, coação de vítimas e cerceamento de direito básicos de indígenas. 

O suspeito que foi preso durante a operação da Polícia Federal é um "Tuxaua", considerado como a liderança indígena da aldeia Muratuba, onde os crimes aconteceram. Cerca de 20 famílias moram no local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES