PF prende suspeitos de tráfico internacional de cocaína em 8 estados

500 policiais e 25 auditores da Receita Federal participam da ação, realizada simultaneamente em oito estados nesta quinta-feira (4).

PF prende 28 suspeitos de tráfico internacional de cocaína no Paraná | Polícia Civil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao menos 28 pessoas foram presas em uma operação da Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PC-PR) e Receita Federal, deflagrada na manhã desta quinta-feira (4) contra uma organização criminosa ligada ao tráfico internacional e interestadual de drogas no Porto de Paranaguá, no Paraná.

De acordo com PF, 117 ordens judiciais integraram a operação Downfall, sendo 30 mandados de prisão preventiva e 87 de busca e apreensão, que foram cumpridas no Paraná e em outros sete estados: Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo. No Paraná, os mandados foram cumpridos simultaneamente em Curitiba (10) , Matinhos (1), Morretes (2), Pinhais (1), Ponta Grossa (4), Pontal do Paraná (2) e São José dos Pinhais (1).

Ainda de acordo com a PF, a região do Porto de Paranaguá era utilizada para movimentação de droga pelos criminosos, que exportavam grandes quantidades de cocaína e outros ilícitos por meio de contêineres. O destino das drogas eram os portos da Europa, segundo a investigação. 

PF prende 28 suspeitos de tráfico internacional de cocaína no Paraná | Foto: Receita Federal

Em nota, a empresa que administra o Porto de Paranaguá disse que "colabora com as investigações dos órgãos fiscalizadores e está sempre à disposição para auxiliar no que for necessário, mas deixa a cargo destas mesmas instituições os esclarecimentos sobre o caso". 

"A TCP ressalta que observa todos os protocolos de segurança e realiza a varredura total das cargas que acessam o Terminal com o uso de dois scanners. A TCP também realiza o escaneamento dos contêineres de exportação e importação", disse a empresa, em nota.

OPERAÇÃO

Além das prisões, foram apreendidos 12 veículos, armas, drogas e joias. De acordo com a PC-PR, também foram decretadas medidas patrimoniais de sequestro de imóveis, bloqueio de bens e valores e aplicações financeiras em um valor estimado em mais de R$ 1 bilhão. A ação foi formada por 500 policiais, com apoio de 25 auditores da Receita Federal. 

Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa possui uma estrutura logística para operacionalizar as ações de narcotráfico interestadual e internacional, com produção de droga no exterior, ingresso e transporte dentro do Brasil, além da preparação e envio de cocaína utilizando o modal marítimo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES