PF resgata criança em Recife trazida da Suíça sem autorização do pai

Uma equipe da PF cumpriu uma determinação da Justiça pernambucana e levou a criança de volta para a Europa.

Avalie a matéria:
PF resgata criança em Recife trazida da Suíça sem autorização do pai | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um menino de 5 anos foi retirado de casa, na Suíça, pela própria mãe, sem o consentimento do pai, e acabou sendo encontrado em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A Polícia Federal em Pernambuco, responsável pelo resgate, tratou o caso como um “clássico de sequestro internacional interparental de menor". As informações são do G1.

Na terça-feira (14), uma equipe da PF, por meio da Interpol, cumpriu uma determinação da Justiça pernambucana e levou a criança de volta para a Europa. A decisão foi da da Vara da Infância e da Juventude de Jaboatão dos Guararapes.

Imagens divulgadas pela PF mostram o menino saindo do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes. Gilberto Freyre reencontrou com o pai, em Zurique, na Suíça, na quarta (15).

Criança de 5 anos que foi retirada de casa, na Suíça, pela mãe sem o consentimento do pai — Foto: PF/Divulgação

Por meio de nota, a PF em Pernambuco informou que o caso veio à tona no dia 4 de agosto deste ano. Foi quando o menino, que não teve o nome divulgado, e a mãe dele foram considerados “desaparecidos” pelas autoridades de proteção à criança do país europeu.

De acordo com a PF, a mulher é brasileira, tem 43 anos e possui visto de residência na Suíça. A criança nasceu no país europeu, mas tem a cidadania brasileira.

Ainda segundo a PF, a mulher deixou a Suíça sem avisar para as autoridades locais, o que descumpriria a legislação do país europeu.

A PF disse que a mãe da criança “levou as autoridades a suspeitar que ela poderia expor seu filho a uma situação de vulnerabilidade, por ter apenas 5 anos, e se ausentar de sua residência habitual para outro país”.

A informação sobre o caso da criança chegou até a Coordenação Geral de Cooperação Internacional da PF em Brasília, a partir de solicitação da Polícia Cantonal de Solothurn, na Suíça.

Em seguida, a investigação foi repassada para Representação Regional da Interpol em Pernambuco, em 1º de setembro deste ano.

Havia uma pista para permitir o início das investigações, já que a mãe de criança tem parentes em Pernambuco.

No dia 6 de outubro, as equipes da PF descobriram que a mulher tinha voltado para a Europa, sendo abordada pela polícia portuguesa no Aeroporto de Lisboa, em Portugal.

Segundo a PF, ela alegou que tinha deixado o menino com a sua mãe, a avó materna da criança. Disse também para as autoridades portuguesas que estava a caminho da Suíça para “tentar renovar o passaporte da criança e resolver questões pessoais com o ex-marido”.

As investigações levaram a PF até a casa de uma tia do menino, em candeias, bairro de Jaboatão dos Guararapes.

Também na nota, a Polícia Federal informou que a autorização para a criança voltar para a Europa foi expedida pela Justiça pernambucana no dia 10 de dezembro. O menino viajou com um primo brasileiro.

O g1 perguntou para a PF o que aconteceu com a mãe da criança. Segundo a corporação, a Justiça brasileira "entendeu que por ela ter deixado a criança com os parentes não houve abandono de incapaz".

Entretanto, na Suíça, onde a mulher está atualmente, será preciso aguardar a Justiça se pronunciar sobre o caso, já que ela saiu daquele país de forma irregular.

A operação foi batizada de Domiduca. A PF disse que, na mitologia romana, a deusa Domiduca (Adeona) protege as crianças no caminho de volta à casa dos pais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES